Se você costuma xingar tudo e todos no Twitter ou reproduzir conteúdos sem se preocupar com o crédito ou em checar se são verdadeiros, cuidado. Mesmo que não tenha a intenção de prejudicar ninguém, certas atitudes online podem lhe trazer dores de cabeça – e culminar até em problemas jurídicos, dependendo da situação. Justamente para ajudar os internautas a evitar esse tipo de problema, foi criado o manual “Dicas do blogueiro seguro” (veja quadro abaixo).
O guia foi lançado na Campus Party 2012 e distribuído nesta quarta-feira (15), durante a versão paulista do Social Media Week (evento sobre mídias sociais realizado simultaneamente em 12 cidades do mundo). Apesar de mais voltadas a quem tem blog, as dicas são úteis para qualquer conteúdo que você for postar na internet, incluindo atualizações no Twitter e Facebook.
Veja as dicas abaixo, tiradas do manual (disponível, na íntegra, aqui)
Criticar não é ofender | A escolha do texto certo é essencial para um internauta digitalmente correto |
Seja claro | Evite mal-entendidos virtuais |
Respeito é essencial | Perde a razão quem usa palavrão ou ofende o próximo |
Pisou na bola? Peça desculpas | Não deixe de corrigir sua publicação. O mundo está lhe observando em tempo real |
Leia antes de publicar | Depois que foi ao ar, não dá para voltar atrás |
Se beber, não poste! | Fique longe do seu celular e das redes sociais para não ter surpresas desagradáveis no dia seguinte |
Dê o exemplo | Se alguém passar do ponto com você, responda educadamente. Caso não resolva, denuncie! |
Evite disseminar boatos e conteúdos falsos | Sempre cheque as informações antes de transmiti-las |
Seja original | Crie seu próprio conteúdo. Se usar o de outra pessoa, dê o crédito. Mesmo que seja um conteúdo livre e gratuito |
Muito cuidado com fotos de crianças | Você não tem controle do seu destino - a foto pode até ir parar em site de pedofilia |
Cuidado ao usar a imagem de pessoas | Elas têm direito de pedir para tirar do ar. Se isso acontecer, retire imediatamente! Use somente imagens já autorizadas e nunca de forma prejudicial à sua reputação |
Use recursos de geolocalização com muito cuidado | Cuidado com o excesso de exposição. E evite fazer check-in em ambientes profissionais |
A ideia foi da advogada especialista em direito digital Patrícia Peck após ter feito um levantamento que mostrou que 98% dos crimes na internet ocorrem por desconhecimento da lei. Só 2% são causados realmente por má-fé. “As pessoas tinham de ser treinadas para a vida digital”, defende ela.
Segundo a advogada, a infração mais comum na web é a ofensa. Depois vêm o uso de imagens sem autorização, a reprodução ilegal de conteúdos com direitos autorais, vazamento de informações e falsa identidade (usar o login e a senha de alguém ou ter uma conta no Twitter fingindo ser outra pessoa, por exemplo).
Em São Paulo, o Social Media Week acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) até esta sexta-feira (17).