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17/02/2012 - 14h09 / Atualizada 22/02/2012 - 12h08

Empresa chinesa pede US$ 2 bilhões em indenização à Apple por uso do nome iPad

Do UOL, em São Paulo
  • Rowell Yang, diretor-executivo da Proview, deixa coletiva sobre processo contra a Apple

    Rowell Yang, diretor-executivo da Proview, deixa coletiva sobre processo contra a Apple

A empresa chinesa Proview Technology (Shenzhen), que se diz detentora do nome iPad, ameaça processar a Apple nos Estados Unidos por nomear o tablet da companhia com um nome que não foi licenciado. A companhia  quer que a Apple pague uma indenização de US$ 2 bilhões.

Os advogados da companhia informaram à agência de notícias AFP que eles querem impedir a venda de tablets na China e também fora do país. Inicialmente, a companhia conseguiu a autorização com autoridades do país para que algumas revendas parem de vender o tablet.

No ano passado, a Apple já havia processado a Proview, reclamando que a empresa estava infringindo os direitos da marca. No entanto, o processo foi arquivado por falta de evidência.

A Proview, empresa especializada na fabricação de computadores, já havia entrado com processo contra a Apple na China e agora quer entrar com uma ação contra a companhia nos Estados Unidos alegando que a empresa agiu de má fé pelo uso da marca.

“Neste momento nós estamos selecionando escritórios de advocacia para processar a Apple em US$ 2 bilhões nos Estados Unidos como compensação”, informou Li Su, presidente da Vanguard Group, empresa de advocacia que cuida do caso na China.

Yang Rongshan, executivo-chefe da Proview, disse que ele quer apenas proteger os direitos de marca da companhia e fazer com que iPads não sejam mais vendidos na China. Ele ainda negou que a quantia solicitada seja para “tapar” buracos na empresa, que está com problemas financeiros

“Nós somos os donos da marca na China. Se vocês estivessem na mesma posição que a minha, vocês também tentariam proteger os seus direitos”, disse Yang durante coletiva de imprensa.

Entenda o imbróglio

A empresa Proview Technology detém o nome iPad desde 2000 – dez anos antes do lançamento do iPad, que foi em 2010. A fabricante de monitores registrou o nome iPad na China e em vários outros países em que atua na mesma época.

A Apple alega ter comprado a marca iPad globalmente de uma divisão da Proview. No entanto, a Proview Technology reclama que a empresa americana adquiriu os direitos de uma subsidiária da Proview em Taiwan, que não estava autorizada a fazer a negociação. Um tribunal de Hong Kong que julgou o processo no passado já havia dado posição favorável à empresa americana.

A posição da Apple sobre o caso é que a Proview Technology não está cumprindo o acordo feito há alguns anos, quando a companhia comprou os direitos.

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