UOL Notícias Tecnologia

17/02/2012 - 09h52 / Atualizada 17/02/2012 - 09h54

EUA podem proibir uso de dispositivos de comunicação dos ''carros inteligentes''

Do UOL, em São Paulo

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos propôs diretrizes que podem bloquear totalmente o uso de dispositivos de comunicação embutidos em veículos. A proibição inclui o envio de mensagens de texto, ligações, acesso à internet e até mesmo digitação de endereços em GPS.

Segundo a “PC Magazine”, caso aprovada, a proposta poderia mudar completamente o futuro dos chamados “veículos conectados”, que oferecem de fábrica recursos de comunicação inseridos nos carros. A proibição poderá ainda ser estendida ao uso de celulares, smartphones e tablets, mesmo que utilizados via sistema de controle de voz.

O Departamento Nacional de Segurança e Administração de Estradas (NHTSA, na sigla em inglês) poderá estabelecer regras específicas para a fabricação de dispositivos eletrônicos instalados nos veículos que requerem operação manual ou visual. Os fabricantes poderão ser obrigados a instalar travas que desliguem os dispositivos enquanto o carro estiver em movimento ou a criar formas para serem usados com menor a distração possível.

“As regras propostas vão oferecer critérios do mundo real para ajudar as fabricantes a desenvolver dispositivos eletrônicos que os consumidores querem, sem tirar a atenção do motorista ou sacrificar sua segurança”, explicou David Strickland, administrador da NHTSA. As recomendações foram publicadas no Diário Oficial do país e serão submetidas a consulta pública nos próximos 60 dias.

Carros ficam mais ''conectados''; confira
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host