UOL Notícias Tecnologia

24/02/2012 - 06h02 / Atualizada 24/02/2012 - 11h37

Dez programas gratuitos ajudam você a usar melhor o Twitter; conheça

Sérgio Vinícius
Do UOL, em São Paulo
  • Centenas de ferramentas gratuitas para computadores ajudam a administrar contatos, receber tuítes no e-mail, entre outras ações

    Centenas de ferramentas gratuitas para computadores ajudam a administrar contatos, receber tuítes no e-mail, entre outras ações

O microblog Twitter (que permite posts em até 140 caracteres) é famosa por reunir em um mesmo ambiente celebridades e anônimos, compartilhando ideias e trocando mensagens. Como acontece em sites muito populares, há na rede diversos programas que ajudam o usuário a mexer melhor no sistema.

Existem, para download gratuito, centenas de ferramentas que ajudam a administrar contatos, receber tuítes no e-mail, entre outras ações -- e o UOL Tecnologia selecionou dez das mais competentes. Todas gratuitas. Confira as escolhidas.

MetroTwit
Cliente desktop para o Twitter. Aplicativo gerenciar a conta do microblog, tendo como diferenciais a interface limpa e elegante. O programinha permite ler tuítes e se integra com a barra de tarefas do Windows 7. Depois de instalado, ele mostra um contador que diz quantas mensagens não lidas estão disponíveis para o usuário.

Twitter FriendAdder
Programa de gerenciamento de contatos. Funciona de forma simples: em sua interface principal, o usuário clica sobre o botão "Manage Accounts". É aberta uma janela para inclusão do nome dos contatos. Feito isso, basta dar “Add” e pronto: os amigos são adicionados à sua conta, sem a necessidade de entrar no site oficial do Twitter.

Twitter Explorer
Aplicativo que permite acesso ao Twitter via desktop. Na área de trabalho do Windows fica instalado um widget, que suporta o uso de todos os recursos da rede social. Curiosamente, a interface lembra a do Facebook, devido às cores e ao design.

 

TweetDeck
Programa que permite tuitar (e também atualizar o Facebook) por meio do desktop. É uma ferramenta completa (tem suporte a áudio, vídeo, textos e anexos) e que somente funciona para quem tem o Adobe Air) instalado no computador. As versões para Android e web do TweetDeck são ainda melhores do que a desktop, pela forma como agrupa as atualizações.

PowerPoint Twitter
Coloca os tuítes em apresentações de slides, em tempo real. Inclui funções como possibilidade de enviar textos ao Twitter, mostrar gráficos estatísticos com o resultado de enquetes, zoom e fazer perguntas durante explanações.

O PC deve estar conectado à web para que a aplicação funcione corretamente.

TweeQuilla Twitter for Thunderbird
O trocadilho infame não é a única atração deste programa, que permite ao usuário receber tuítes em seu Thunderbird, poderoso gerenciador de e-mails da Mozilla. O add-on TweeQuilla Twitter for Thunderbird visualiza também URLs encurtadas e outros tipos de links que acompanham os posts do microblog.

Seesmic Desktop
Programa leva ao desktop as ações realizadas no Twitter e Facebook. Ele atualiza status e as informações aparecem nas duas redes. O Seesmic permite tirar fotos com a webcam e postá-las em redes ligadas ao Twitter. Tem ferramentas integradas, como encurtadores de URL (tinyURL) e compartilhamento de imagem.

Snitter
Programa que permite acompanhar o que acontece no Twitter. Envia e recebe mensagens a partir do desktop. Com a interface levemente complicada, baseada em menus drop-downs, em vez de abas, pede que o usuário tenha instalado no computador o Adobe Air para rodar.

TwInbox
Programa integra o Twitter ao gerenciador de e-mails Outlook. Trata-se de um plug-in que permite acompanhar as novidades do microblog e postar tuítes direto do programa de mensagens eletrônicas da Microsoft. Permite organização e gerenciamento de mensagens, além de filtrar conteúdo, excluir ou buscar determinado post.

Trillian
Versátil programa de bate-papo que integra redes do Windows Live Messenger, Google Talk, Facebook, entre outros protocolos. Em sua nova versão, permite ao usuário atualizar o Twitter, sem entrar na página oficial do microblog.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host