UOL Notícias Tecnologia

MWC 2012

Mobile World Congress: Feira de tecnologias móveis - De 27 de fevereiro a 1º de março, em Barcelona, Espanha

  • Imagem: Divulgação

26/02/2012 - 17h00 / Atualizada 26/02/2012 - 17h00

Feira de tecnologias móveis na Espanha vai mostrar nova geração de 'supersmartphones'

Ana Ikeda
Do UOL, em Barcelona (Espanha)
  • O Optimus 4X HD, smartphone da LG, tem tela de 4,7 polegadas e processador quad-core de 1,5 GHz

    O Optimus 4X HD, smartphone da LG, tem tela de 4,7 polegadas e processador quad-core de 1,5 GHz

Enquanto no Brasil a venda de smartphones com processadores mais velozes (de dois núcleos) ainda está só no início, o Mobile World Congress, feira de tecnologias móveis que começa nesta segunda (27) em Barcelona, Espanha, já vai mostrar a próxima geração desses “supersmartphones”. Os dispositivos ficam ainda mais potentes com novos chips e ganham cara (e tamanho) de tablets. Acompanhe a cobertura especial do evento pelo UOL Tecnologia.

O evento vai reunir 1.400 empresas do setor de tecnologia de 59 países entre 27 de fevereiro e 1º de março na cidade catalã. Serão sete pavilhões com estandes, distribuídos em uma área de 58 mil m². Na última edição, o Mobile World Congress teve público recorde de 60 mil visitantes – 10 mil a mais que na edição anterior.

A expectativa é que as fabricantes Samsung, HTC e LG apresentem os primeiros smartphones com processadores de quatro núcleos, o que deve acelerar (e muito) o desempenho desses aparelhos. A promessa das fabricantes é de ultraportáteis até cinco vezes mais rápidos em relação aos que usam processador dual-core.

A LG se antecipou à feira ao anunciar o lançamento do Optimus 4X HD, smartphone com tela de 4,7 polegdas e processador quad-core de 1,5 GHz. O dispositivo Android 4.0, a versão mais atual do sistema operacional do Google para dispositivos móveis.

Já a Samsung pode lançar ultraportátil com processador quad core próprio, enquanto a HTC deve apresentar um novo smartphone com o Tegra 3, da Nvidia, também de quatro núcleos.

  • O Optimus Vu, segundo a LG, é um “smartphone com as facilidades de um tablet”. O dispositivo tem tela de 5 polegadas que usa resolução 4:3, que facilita a visualização do conteúdo multimídia

 

Tablet ou smartphone?

Com smartphones cada vez maiores, os visitantes da feira vão se deparar com novidades bem parecidas com tablets e que concorrem diretamente com o Galaxy Note, aparelho da Samsung de 5 polegadas.

Um deles já foi anunciado pela LG: o Optimus Vu, que segundo a companhia é um “smartphone com as facilidades de um tablet”. O dispositivo tem tela de 5 polegadas que usa resolução 4:3, que facilita a visualização do conteúdo multimídia.  Fino (tem 8,5 mm de espessura), o smartphone vem com processador dual-core de 1,5 GHz.

Outro concorrente nessa área dos “híbrido” será o PadFone, da Asus, muito semelhante em tamanho ao Galaxy Note e que deve ser anunciado nesta segunda (27).

Prévia do Windows 8

Segundo o blog “The Verge”, é possível que a Microsoft antecipe a versão prévia ao consumidor do Windows 8 nesta quarta (29) durante o Mobile World Congress. Gavin Kim, gerente-geral para Windows Phone da Microsoft, participará de uma conferência na feira sobre dispositivos inteligentes para consumidores finais.

Na CES 2012, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apresentou um aprimoramento da última versão do Windows 8. O executivo afirmou na ocasião que o dispositivo rodará “sem problemas” em máquinas que já usam sistema operacional Windows 7, sem a necessidade de atualizações.

Entre as novidades do Windows 8, está a interface “Metro style”, desenvolvida para o toque, que mostra informações importantes, incorporando simplicidade e dando mais controle ao usuário. Os aplicativos ocupam todo o espaço da tela, “para que não haja distrações”, e podem ser controlados com a mesma facilidade -- seja com o toque na tela, mouse ou teclado.

A comunicação entre aplicativos também foi aprimorada no Windows 8 para que o usário possa, por exemplo, selecionar e enviar por e-mail fotos de diferentes locais – seja do Facebook, Flickr ou direto do arquivo salvo em disco.

Veja como foi a edição 2011 do Mobile World Congress
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host