UOL Notícias Tecnologia

MWC 2012

Mobile World Congress: Feira de tecnologias móveis - De 27 de fevereiro a 1º de março, em Barcelona, Espanha

  • Imagem: Divulgação

29/02/2012 - 11h48 / Atualizada 23/10/2012 - 14h36

Microsoft libera ao público versão de testes do Windows 8

Do UOL, em São Paulo

Veja a plataforma Windows 8 em ação

A Microsoft liberou nesta quarta-feira (29) ao público em geral uma versão de testes do novo sistema operacional Windows 8 – assim como a Apple, a empresa aposta em aplicativos e na computação em nuvem para facilitar a vida dos usuário. O anúncio foi feito durante o evento Mobile World Congress, em Barcelona, e o lançamento oficial da plataforma é aguardado ainda para 2012.

Até então, a versão de testes (beta) só estava disponível para desenvolvedores. Segundo a Microsoft, desde então já foram feitas 100 mil mudanças no código. Ao clicar no botão para o download, a empresa alerta que o programa é um “pré-lançamento, que pode ser substancialmente modificado antes de ser liberado comercialmente”.

“O Windows 7 é o sistema operacional mais bem-sucedido de todos os tempos”, afirmou Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows durante a apresentação em Barcelona. “Mas sempre queremos algo melhor”, completou, dizendo que o usuário deve poder acessar alguns recursos, independente de onde esteja conectado e o que esteja fazendo. “Uma experiência descompromissada”, resumiu ao definir a nova abordagem para hardware, sistema operacional e aplicativos do Windows 8. 

A interface do novo sistema operacional da Microsoft é completamente adaptada para uso em dispositivos com tela sensível ao toque, como tablets. Durante o anúncio desta quarta, representantes da empresa fizeram uma demonstração em um tablet -- da Samsung, segundo o blog ao vivo do "Gizmodo". Também estão em foco os aplicativos, que devem chegar a centenas, contra “algumas dúzias” no Windows 7, como definiram representantes da Microsoft.

Veja no álbum abaixo algumas de suas características.

Sinofsky garantiu que a novidade será de fácil uso para “qualquer um” e defendeu que não deve haver “ilhas de aplicativos”, ou programas específicos para cada tipo de computador. Ele também ressaltou a importância da nuvem (armazenamento de dados em servidores remotos, acessíveis a partir de qualquer máquina conectada) e prometeu novos níveis de segurança, velocidade e duração de bateria.

 

“É muito fácil pegar games em HTML5 e transformá-los em aplicativos para o Windows”, complementou Julie Larson-Green, diretora da companhia.

Essa compatibilidade com diversos dispositivos (desktops, tablets e notebooks) ocorre, segundo a Microsoft, porque o novo sistema tem suporte a variados chips, do mais simples ao mais potente. A comunicação entre aplicativos também foi aprimorada no Windows 8 para que o usuário possa, por exemplo, selecionar e enviar por e-mail fotos de diferentes locais – seja do Facebook, Flickr ou direto do arquivo salvo em disco.

Assim como o sistema operacional Windows Phone, para portáteis, a nova versão para computadores exibe as informações em blocos (chamados “tiles”, ou quadrados que dão link direto para aplicativos e que mostram informações). Por conta desses blocos, a tela inicial será completamente personalizável.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host