UOL Notícias Tecnologia

07/03/2012 - 14h05 / Atualizada 07/03/2012 - 17h30

Apenas 10% dos brasileiros donos de celular têm um smartphone, indica pesquisa

Do UOL, em São Paulo

Apesar do crescimento do uso de smartphones no mundo – 35% no último ano – o Brasil ainda tem poucos proprietários desses “celulares inteligentes”. Segundo uma pesquisa do IBOPE Inteligência, apenas um em cada dez donos de celulares no país possuem um smartphone. O Brasil, segundo dados da Anatel de janeiro, tem o total de 245,2 milhões de linhas ativas de celulares.

O levantamento revelou ainda que cerca de 71% dos brasileiros têm pelo menos um celular. Apenas 9% dos entrevistados no Brasil disse ter intenção de comprar um smartphone. Entre as marcas mencionadas para compra estão Apple, Nokia, Samsung e LG -- porém, não houve detalhamento sobre qual delas está melhor posicionada.

Ainda de acordo com o instituto de pesquisa, feita em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), cerca de 32% dos consumidores mundiais têm a intenção de comprar um smartphone durante 2012. A marca preferida mundialmente por eles é a Apple, fabricante do iPhone, que ficou com 32% das intenções de compra.

Outras marcas no topo das intenções de compra de smartphones são: Samsung (15%), Nokia (8%), RIM/Blackberry (7%), HTC (6%) e LG (3%).

Para o estudo, foram entrevistadas 40.557 pessoas em 44 países; no Brasil, 2.002 pessoas, entre homens e mulheres de 16 anos ou mais das das classes A, B, C, D e E, participaram do levantamento.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host