UOL Notícias Tecnologia

08/03/2012 - 13h40 / Atualizada 08/03/2012 - 13h54

LG aposta em smartphones dual-chip para assumir liderança do mercado brasileiro

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo
  • LG vai lançar Optimus L5 até junho; aparelho tem sistema Android e suporta dois chips

    LG vai lançar Optimus L5 até junho; aparelho tem sistema Android e suporta dois chips

A LG anunciou nesta quinta-feira (8) uma nova linha de smartphones com sistema Android e que aceitam dois chips. Trata-se do LG Optimus L5 Dual e do modelo LG Optimus L3 Dual. A empresa não divulgou o preço sugerido dos aparelhos, mas garante que disponibilizará os dois no mercado até junho. Além de versões com dois chips, a fabricante lançará uma versão, mais barata, com apenas um chip.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    LG Optimus L3 é o menor da família de smartphones apresentado pela fábrica sul-coreana; o aparelho tem tela de 3,2 polegadas e sistema Android 2.3 (Gingerbread)

Oficialmente, a companhia não assume como "aposta" o foco na linha multichip. No entanto, o portfólio de smartphones desta categoria dá pistas de que é dessa forma que a empresa chegará à liderança de mercado. A área é estratégica para a fabricante, uma vez que passou do sétimo lugar para o segundo no market share (participação de mercado) deste segmento de eletrônicos em 2011. "Nosso objetivo é chegar à liderança neste ano", disse Paulo Vidal, diretor de marketing da LG.

Provando que o perfil do usuário brasileiro de telefonia móvel é multichip, a marca acredita que unindo a característica dual-chip a smartphones poderá aumentar a participação de mercado. "Nós entendemos o que o consumidor brasileiro queria", disse Jan Kjekshus , da divisão de celulares da fabricante sul-coreana, ao comentar as boas vendas do celular inteligente dual-sim com Android lançado no ano passado.

O smartphone Optimus L5 usa o sistema Android 4.0 (IceCream Sandwich). Ele vem com conexão 3G, tela de 4,3 polegadas câmera de 5 megapixels com flash e memória interna de 4 GB -- o aparelho tem suporte a cartão de memória microSD -- e um processador de um núcleo de 800 MHz.

No rápido contato da reportagem com o aparelho, ficou aparente a semelhança com a linha Galaxy, da Samsung, sobretudo pelo fato de ter apenas um botão central. Além disso, a tela touchscreen mostrou-se bem sensível. 

Já o Optimus L3 Dual tem tela de 3,2 polegadas e vem com o sistema Android 2.3 (Gingerbread). A câmera do aparelho tem 3,2 megapixels de resolução e memória interna de 2 GB. Como o L5, o smartphone também terá uma versão mais barata que aceita apenas um chip e a velocidade do processador (800 MHz). O smartphone será a opção da empresa para o mercado de entrada (iniciantes no uso de telefones inteligentes).

A companhia, que já lançou um celular tri-chip no inicio do ano, informou que lançará pelo menos mais três aparelhos que suportam dois chips.

Outros lançamentos

Voltado para o "mercado final" -- usuários avançados --, a fabricante afirmou que trará ao país dois smartphones até junho. O LG Optimus 3D Max, evolução do Optimus 3D lançado no ano passado, e o Optimus L7.

O Optimus 3D Max tem tela de 4,3 polegadas, processador dual-core de 1,2 GHz e memória interna de 8 GB. O grande recurso  do aparelho é ter imagens 3D sem a necessidade de óculos. A melhoria comparada com a versão anterior é a profundidade dos efeitos 3D e o brilho da tela.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Smartphone Optimus 3D Max, da LG; aparelho permite ver efeitos sem a necessidade de óculos

O Optimus L7 vem com processador dual-core de 1 GHz, o sistema operacional Android 4.0 (IceCream Sandwich) com uma tela de 4,3 polegadas. O design da linha Optimus L é toda baseada no smartphone LG Prada, pelos detalhes de alumínio e o formato retangular.

Ultrabooks chegam em maio

Os primeiros Ultrabooks da LG chegarão ao mercado em maio de 2012. Serão lançados dois modelos: o LG Z330 e o LG Z430.

O primeiro (LG Z330) tem tela de 13,3 polegadas, pesa 1,21 Kg e o processador é o Intel Core i7. A companhia promete que o computador inicializará em menos de dez segundos. O preço sugerido pelo ultrabook é R$ 4.999.

Mais acessível, o LG Z439 tem preço médio sugerido de R$ 2.999. O consumidor terá a opção de escolher entre processador Intel Core i5 ou i7. Quanto às especificações de hardware, a tela do ultrabook é de 17 polegadas,  pesa 1,52 Kg e terá inicialização do Windows entre 12 e 17 segundos. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host