UOL Notícias Tecnologia

13/03/2012 - 18h22 / Atualizada 13/03/2012 - 18h52

Homem usa GPS para registrar seus passos e transforma dados em mapas artísticos

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução/Aaron Parecki

    Mapa mostra percurso feito em Portland (EUA) entre 2008 e 2012

Aaron Parecki, um dos fundadores da plataforma de geolocalização Geoloqi, registrou todos os seus passos durante três anos e meio e os transformou em mapas artísticos.

Seus movimentos por diversas cidades dos Estados Unidos foram rastreados pelo GPS de seu smartphone, que registrou, ao longo desse período, 2,5 milhões de pontos no espaço por onde ele andou. 

Aaron usou um programa personalizado para projetar os dados em um plano 2D. Para deixar os mapas bonitos e não muito poluídos, ele deu uma suavizada em algumas linhas e removeu outras.

  • Reprodução/Aaron Parecki

    Mapa mostra o caminho percorrido em São Francisco (EUA) entre 2009 e 2012

Os mapas também foram coloridos: cada cor representa o trajeto percorrido ao longo de um ano diferente. Os caminhos foram feitos a pé, de ônibus, de carro ou de avião. 

 “Coletivamente, esses pontos representam um retrato da minha vida, mostrando todos os lugares onde eu estive e quais visitei com mais frequência”, disse ele no blog da Geoloqi.

Como o GPS gasta muita bateria, Aaron precisou de alguns truques para conseguir coletar esses dados continuamente. Ele sempre carregava um suprimento extra de baterias para seus smartphones toda vez que saísse de casa. Também desligava o rastreamento quando ficava em um local fechado por certo tempo para economizar energia. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host