UOL Notícias Tecnologia

14/03/2012 - 06h00 / Atualizada 14/03/2012 - 06h00

De olho em dados, golpistas oferecem serviços 'fantasmas' no Facebook; previna-se

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo

Um dos grandes recursos do Orkut é a possibilidade de saber quem visitou o seu perfil. Porém, aproveitando a migração de usuários da rede do Google para o Facebook, cibercriminosos estão usando a falsa possibilidade de adicionar esta função na rede criada por Mark Zuckerberg para roubar dados pessoais de perfis.

Cuidados para não ser dar mal utilizando o Facebook

Cuidado na instalação de complementos/add-ons desconhecidos no navegador
Evite clicar em links que chamam muita atenção e prometem recursos ou retratam assuntos em voga
Se verificar comportamento estranho nas redes sociais de seu perfil, como o envio de mensagens sem seu consentimento, veja se há aplicativos do Facebook que você não instalou voluntariamente. Se tiver, remova
Tenha uma solução antivírus instalada e atualizada

Oferecer serviços que não estão disponíveis tem sido uma técnica comum de golpistas. Além de visualizar quem visitou o perfil, há ainda a que promete mudar a cor do Facebook, outro diz que removerá a função Timeline e tem até alguns que dizem dar créditos para o celular (!). Todos eles têm apenas um objetivo: roubar informações do usuário.

Oficialmente, o Facebook nega que esses recursos estejam disponíveis ou que planeja implementá-los. A rede, inclusive, mantém uma área com dicas sobre o que fazer após clicar nesses links com scripts maliciosos.

“O que chama a atenção é que estes são spams feitos de brasileiros para brasileiros. Há muitos golpes feitos por estrangeiros, mas estes são especiais”, diz Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab (empresa de antivírus).

Após copiar as informações, os cibercriminosos criam bancos de dados com e-mails e senhas do Facebook para vender no mercado negro. Os spammers compram esses arquivos e usam para disseminar mensagens eletrônicas não solicitadas.

Veja abaixo como funcionam os principais ataques e como prevenir-se:

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host