UOL Notícias Tecnologia

15/03/2012 - 11h04

Cientistas trabalham em aplicativo que transforma língua de sinais em texto

Do UOL, em São Paulo
  • iStockphoto

Pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, criaram um software capaz de traduzir a língua de sinais em textos, informou o “Sydney Morning Herald”.

A ideia agora, segundo eles, é transformá-lo em um aplicativo acessível que possa ser usado em diferentes dispositivos, como smartphones e PCs, para permitir a comunicação com deficientes auditivos.

O software, chamado de PSLT (sigla em inglês de “tradutor portátil de língua de sinais”), funciona em conjunto com a câmera acoplada no em um smartphone, notebook, desktop ou tablet, lê os sinais e imediatamente os transforma em texto.    

Segundo o professor Ernesto Compatangelo, um dos desenvolvedores da tecnologia, ela pode ser adaptada para a língua de sinais usada em diferentes países e ainda é capaz de incorporar sinais específicos usados por cada pessoa.

 “A intenção principal é permitir que aqueles que usam a língua de sinais possam superar a desvantagem comunicacional que possuem, permitindo-lhes realizar plenamente o seu potencial de educação e entrar no mercado de trabalho”, anunciou Compatangelo. “O aspecto personalizado da tecnologia é essencial para fazer isso acontecer”, completa.

Os cientistas afirmaram que o dispositivo também poderia ser usado para outros fins, inclusive permitindo que uma pessoa com mobilidade reduzida possa controlar aparelhos em sua casa, abrindo automaticamente cortinas ou mudando o canal de sua televisão.

O serviço deverá estar no mercado no final do próximo ano.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host