UOL Notícias Tecnologia

19/03/2012 - 17h36 / Atualizada 22/05/2015 - 13h03

Aplicativo gratuito Papo de Bar evita surpresas na conta do boteco

Daniel dos Santos
Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução

    Aplicativo gratuito para Android e iOS evita a cobrança de itens que não foram consumidos

Beber com os amigos é divertido, claro. Só fica chato quando vem aquela conta com um monte de itens que dificultam a divisão da conta: “quem pediu caipirinha?”, “teve mesmo essa vodca?”. Pergunta para um, pergunta para outro, tenta ver quantos chopes cada um bebeu, conversa com o garçom... Para acabar com essa chatice, você pode usar o aplicativo gratuito Papo de Bar, disponível para smartphones com as plataformas Android e iOS.

Direto ao ponto

Nome: Papo de bar
Categoria: Utilitários
Preço: Gratuito
Sistema operacional: Android 1.6 ou superior; iOS 3.2 ou superior
Pontos positivos: Permite controlar a conta com facilidade; gratuito
Ponto negativo: Interface para iOS é um pouco confusa

O programa cria uma lista inteligente dos itens consumidos (somando automaticamente os valores), calcula os tradicionais 10% do serviço e divide o valor da conta pelo número de pessoas, entre outras coisas.

É só clicar no item de Nova conta, Adicionar local (campo que recebe o nome do bar) e selecionar Adicionar Item, como caipirinha, por exemplo. Neste ponto, a versão para Android do App se mostrou mais intuitiva do que a para o iPhone. Na primeira alternativa, ao selecionar o novo item, já aparecem na tela os campos para colocar o nome do produto e seu preço. Na versão para iOS, é preciso clicar em Adicionar item, tocar em +, escrever o nome do produto, salvar, abrir o que foi salvo e, só então, incluir o preço.

Criado um item, basta tocar no símbolo de + para que mais um chope, por exemplo, seja acrescentado à conta. Terminou por hoje? Basta tocar no ícone que a conta será fechada. Aí é exibida a fatura na tela do celular, com tudo o que foi consumido. Dá para selecionar Divisão e inserir o número de pessoas, que ele faz as contas.

Os gastos ficam armazenados na aba histórico, que permite acessar os dados e fazer uma comparação entre os preços do último bar que você foi e o escolhido da noite, por exemplo.

Em sua versão para os smartphones com o sistema operacional da Google, ele traz uma opção que permite compartilhar as informações com os amigos diretamente via aplicativo. A parte ruim é que pode ficar parecendo provocação. Afinal, receber uma mensagem dizendo “tomei cinco cervejas e comi duas coxinhas”, só se for para deixar você com vontade...

  • Reprodução

    É só clicar no item "Conta aberta" para ver o que foi gasto até aquele momento

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host