UOL Notícias Tecnologia

19/03/2012 - 11h33 / Atualizada 19/03/2012 - 11h41

Estudo: Deixar smartphone de lado uma noite por semana faz bem para a vida profissional

Do UOL, em São Paulo
  • Mark Blinch/Reuters

Uma pesquisa da “Harvard Business School” com 1400 profissionais durante três anos descobriu que banir o BlackBerry, iPhone ou qualquer outro smartphone uma vez a cada semana provoca uma melhora significativa no seu desempenho e humor. 

De acordo com o jornal “Daily Mail”, a professora Leslie Perlow decidiu fazer o estudo após descobrir que 26% dos gestores e profissionais consultados anteriormente dormiam com seus smartphones ao lado de sua cama. Segundo Perlow, eles faziam isso porque queriam estar sempre disponíveis caso surgisse alguma emergência relacionada ao trabalho.

Alguns dos voluntários não conseguiram aderir ao tempo sem o smartphone e outros só fizeram isso parcialmente. Entre os que cumpriram a tarefa perfeitamente, 78% disse ter encontrado maior satisfação no trabalho – contra 49% de quem não aderiu e 67% dos que o fizeram em parte.

A maioria (59%) dos que tiveram uma noite por semana livre do smartphone também reportou maior ânimo para o trabalho pela manhã, contra apenas 27% dos que não a tiveram.

Melhora na vida pessoal

Ter uma noite longe do smartphone também permitiu aos voluntários um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Essas pessoas passaram mais tempo com a família e começaram a fazer planos para suas vidas sociais em vez de cancelar todos eles, como costumavam fazer antes.

A pesquisa mostra que, no final das contas, os profissionais que acreditavam ter de estar sempre disponíveis caso aparecesse algum problema no trabalho – o que transparecia no fato de estarem sempre com seu smartphone – na verdade entravam num círculo vicioso.

Segundo Perlow, quanto mais conectadas nas horas após o trabalho, mais imprevisíveis seu trabalho parecia ser. “Por estarem constantemente conectados, eles pareciam estar reforçando – e, pior, aumentando – as pressões que causaram sua necessidade de estar disponíveis”, disse ela. Ou seja, quanto mais mostravam estar disponíveis fora do horário comercial, mais eram requisitados. Ter pelo menos um dia “sagrado” na semana ajudou a quebrar esse ciclo. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host