UOL Notícias Tecnologia

20/03/2012 - 14h22 / Atualizada 20/03/2012 - 14h23

Nos EUA, empresas pedem login e senha do Facebook para "puxar ficha" de candidatos

Do UOL, em São Paulo
  • Empresas vasculham vida virtual do usuário e chegam até a pedir login e senha do Facebook

    Empresas vasculham vida virtual do usuário e chegam até a pedir login e senha do Facebook

Algumas empresas americanas têm solicitado que os candidatos a vagas de emprego forneçam login e senha do Facebook para conhecer melhor a pessoa.  A prática, que ocorre predominante em cargos públicos, tem causado constrangimento a alguns candidatos que chegam até a recusar a vaga. As informações são da agência de notícias AP.

Um dos exemplos é Justin Basset, que trabalha com estatística em Nova York. Ele estava em uma entrevista quando um funcionário de recursos humanos tentou acessar a página dele no Facebook, mas não conseguiu, pois estava bloqueada. A pessoa então pediu para que ele falasse o login e senha para que eles pudessem acessar. Basset, então, se recusou a dar as informações e disse que não trabalharia para uma empresa que pedisse esse tipo de informação pessoal.

Segundo a agência de notícias AP, há casos que as empresas não se limitam a ver o perfil público do candidato, mas pedem para que o usuário faça login em um computador da empresa para que eles possam analisar o perfil. Algumas companhias analisam ainda perfis de forma indireta: pedem para que o candidato vire amigo do gerente de recursos humanos para que ele possa ver as inteirações dele no Facebook.

“É como se alguém pedisse para uma pessoa dar as chaves da casa dela”, disse Orin Kerr, professor de direito da Universidade George Washington. Para ele, isso é uma “escandalosa violação de privacidade.”.

Da mesma forma que há quem recuse, é comum que usuários, por necessidade, aceitem liberar as informações do Facebook para conseguirem uma vaga de emprego.

  • Steve Ruark/AP

    Robert Collins teve que dar seu login e senha do Facebook para voltar ao emprego após licença

Em 2010, o guarda Robert Collins voltou ao seu emprego no Departamento de Segurança Pública e dos Serviços Prisionais de Maryland após um período de licença. Na entrevista, seus superiores pediram que ele fornecesse o login e senha dele no Facebook para averiguarem se ele tinha algum envolvimento com gangues.

“Eu precisava do trabalho para sustentar minha família. Então, tive que fazer isso”, disse.

Vários órgãos públicos americanos adotam a prática. Desde 2006, a polícia do distrito de McLean pede login e senhas do e-mail, de redes sociais e outros serviços online.  No distrito de Spotsylvania, o xerife solicita que investigadores averiguem a vida de candidatos que trabalham na área de chamados.

“No passado, nós falávamos com amigos e vizinhos, mas em várias oportunidades nós descobrimos que os candidatos à vaga interagem mais por meio de mídias sociais que com os amigos da vida real”, disse o capitão Mike Harvey. “Os amigos virtuais saberão mais sobre ele [o candidato] que a pessoa que vive a poucos metros.”

(AP)

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host