UOL Notícias Tecnologia

22/03/2012 - 11h03 / Atualizada 22/03/2012 - 11h17

Golpe sugere multa de R$ 24 mil a usuários do Megaupload por downloads ilegais

Do UOL, em São Paulo
  • Golpistas cobram multa de usuários do Megaupload por violação de direitos autorais

    Golpistas cobram multa de usuários do Megaupload por violação de direitos autorais

O fechamento do serviço de compartilhamento de arquivos Megaupload não só fez com que Kim Dotcom, o fundador do site, fosse preso, mas também prejudicou muitos usuários que mantinham arquivos lá. Alguns criminosos têm aplicado golpes em usuários do Megaupload com a proposta de oferecer a eles a chance de pagarem uma multa de 10 mil euros (aproximadamente R$ 24 mil) pelos downloads ilegais feitos.

Os criminosos enviam e-mails, em inglês, dizendo ser de um “respeitável” escritório de advocacia comandado por “Dr. Krooner” de Munique (Alemanha). A mensagem sugere ao usuário que ele pague pelas infrações de direitos autorais enquanto utilizava o serviço. O escritório ameaça os usuários em pagar uma quantia de 10 mil euros em multas, mas é possível fazer um acordo pagando 174 euros.

O e-mail traz uma série de inconsistências como o endereço IP e as informações de data, reporta o site “Torrent Freak”. Como todo bom spam, o e-mail também contém erros de grafia e uma explicação errada do que é o Megaupload. Segundo o e-mail, o site é uma rede ponto a ponto, quando, na verdade, é apenas um grande servidor de arquivos.

Outro ponto indicado como falso é a própria identificação do advogado alemão “Dr. Krooner”. Como ocorre no Brasil, o advogado deveria ter uma identificação numérica da associação dos advogados da cidade de Munique (Alemanha).

Se alguém pagar a quantia, o dinheiro supostamente vai para uma empresa de serviços financeiros localizada na Eslováquia. No entanto, a conta registrada está no nome do próprio Dr. Krooner, que em tese tem uma empresa em Munique.

O argumento do golpe – cobrar por direitos autorais infringidos pelo usuário – também é inválido, pois a própria Mpaa, companhia que representa os grandes estúdios de Hollywood, informou que não processaria usuários individualmente. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host