UOL Notícias Tecnologia

22/03/2012 - 10h00 / Atualizada 23/04/2012 - 19h09

Xperia S da Sony é smartphone top em linha com design ''quadradão''; confira review

Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo

Conhecida pela atenção às linhas elegantes no design de seus smartphones, a Sony deu um passo para trás no quesito estilo com o lançamento do Xperia S (feito na CES 2012). O aparelho com tela touch de 4,3 polegadas tem design “quadradão”, mas ainda assim impressiona pela configuração “top de linha”: processador dual-core de 1,5 GHz e câmera de 12,1 megapixels.

Poucas curvas

Se para você o design de um smartphone realmente influencia na decisão da compra, é preciso levar em consideração o design menos curvilíneo do Xperia S. Ao pegar o aparelho na mão, você sente aquela linha afiada da lateral e as pontinhas nas arestas da carcaça.

Mais sobre smartphones

  • Flavio Florido/UOL

    Testamos cinco smartphones 'baratos' mais vendidos do país

  • Arte UOL

    Usuários apontam pontos fortes e fracos de seus smartphones

  • Flávio Florido/UOL

    Testamos três modelos de celulares com dois chips

O diferencial do Xperia S (bem como seus “irmãos mais novos” na linha, o Xperia U e Xperia P) é o display transparente que circunda a parte inferior do aparelho e serve para notificações. Quando chega um e-mail, mensagem, chamada, ele brilha com cores diferentes; se está exibindo uma galeria de fotos, combina a cor da notificação às das fotos.

Gosto não se discute? Mais ou menos: o display lembra muito aqueles tênis infantis que brilham quando a criança pisa no chão, ou seja, a intenção da Sony pode ter sido a das melhores, porém o resultado final é feio. Mas há quem vá achar isso bonito...

Tela boa, sistema ''velho''

Os pontos positivos do Xperia S são a sua tela de alta definição, excelente para visualização de fotos, vídeos e games, chamada de “Reality Display” que usa o Mobile Bravia Engine – tecnologia adaptada das TVs tela plana da Sony para dispositivos móveis.

A câmera tem impressionantes 12,1 megapixels com o sensor Exmor R, que melhora a qualidade das fotos tiradas com pouca luminosidade. O smartphone também tem suporte a NFC (Near Field Communication), tecnologia ainda pouco usada no Brasil (saiba como ela funciona em Tecnologia transforma smartphone em cartão de crédito e chave do carro; conheça o NFC).

Já entre os negativos, além do design já mencionado, está o sistema operacional, ainda Android 2.3 (Gingerbread), cuja interface a Sony também não fez muita questão de adaptar. Um dos poucos destaques é o Xperia Play, aplicativo de reprodução de músicas que controla várias caixas de som sem fio ao mesmo tempo. A fabricante promete uma atualização para Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o segundo semestre de 2012.

O preço sugerido do Xperia S, no mercado europeu, é 599 euros (cerca de R$ 1.420). No Brasil, o smartphone já foi homologado pela Anatel e deve ser lançado ainda neste ano, embora a Sony ainda não tenha revelado a data e preço.


 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host