UOL Notícias Tecnologia

26/03/2012 - 19h43 / Atualizada 27/03/2012 - 10h42

Israel obriga anúncios a revelarem uso de Photoshop para emagrecer modelos

Do UOL, em São Paulo

Modelo terá de provar peso saudável

A lei israelense que proíbe a exibição na mídia de modelos magras demais, aprovada na semana passada (veja vídeo ao lado), obriga também que os anúncios avisem caso programas como o Photoshop sejam usados para emagrecer as modelos. Pelo menos em Israel, os editores provavelmente pensarão mais antes de afinar a cintura das mulheres.

O “Israel National News” afirma que anúncios com retoques, edição no computador ou qualquer outra forma de edição no Photoshop deverão divulgar a intervenção de forma clara quando ela for usada para emagrecer modelos. Segundo a agência de notícias Associated Press, no entanto, a lei que obriga a divulgar o uso do Photoshop não se aplica às publicações estrangeiras vendidas em Israel.

Segundo a Associated Press, aqueles que defendem a lei afirmam que ela pode encorajar a seleção de modelos mais saudáveis. Além disso, serviria de alerta para os “truques digitais” que transformam mulheres naturalmente magras em pessoas com um corpo ilusório. Só poderão trabalhar as modelos com atestado médico que mostre IMC (índice de massa corporal) superior a 18,5.

Veja abaixo diversos casos em que o uso do Photoshop foi infeliz.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host