UOL Notícias Tecnologia

26/03/2012 - 20h32 / Atualizada 24/04/2012 - 18h36

Novo Galaxy Tab de 7'' leva a sério conceito ultraportátil, mas perde recurso de TV

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em Lima (Peru)*
  • Galaxy Tab de 7 deve chegar ao Brasil até o final de maio; preço no país não foi divulgado

    Galaxy Tab de 7" deve chegar ao Brasil até o final de maio; preço no país não foi divulgado

A Samsung chegou ao mercado brasileiro de tablets no final de 2010 com o Galaxy Tab de 7 polegadas. Até o final de maio, a empresa sul-coreana deve trazer ao país a nova versão desse ultraportátil – parte da linha Galaxy Tab 2 --, que ganhou processador dual-core de 1 GHz. Por outro lado, a nova versão perde o recurso de TV digital integrada que estava presente em seu antecessor. O modelo de 16 GB, que será vendido no país, ainda não teve preço divulgado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (26) durante o Samsung Forum, evento da empresa realizado em Lima (Peru), para apresentar o calendário de lançamentos. Na ocasião, o diretor de produtos Roberto Soboll, da Samsung Brasil, informou que a companhia estuda novas formas de trabalhar com TV em tablets. No entanto, não deu detalhes de quais seriam essas ações. 

O que chama a atenção no aparelho, apresentado em fevereiro durante o Mobile World Congress (feira de tecnologia realizada em Barcelona), é a facilidade em transportá-lo. Ele é muito leve (345 gramas) e tem um bom tamanho para ser colocado em bolsas femininas, no bolso traseiro de uma calça masculina ou até mesmo no bolso do paletó. Suas dimensões são 19,3 cm x 12,24cm x 1,05 cm (A x L x E).

Moldura
A tela, comparada ao modelo de 2010, é mais brilhante e sensível. No entanto, a parte da frente do tablet tem uma espécie de moldura maior do que aparentemente seria necessário. Isso passa a impressão de que a área útil da tela poderia ser maior do que é de fato.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    O que chama a atenção no aparelho é a facilidade em transportá-lo; moldura parece ser maior do que deveria

Em termos práticos, essa moldura não atrapalha o usuário que tem dedos finos. Se sua mão e dedos forem maiores, no entanto, é provável que esbarre em alguns comandos básicos do sistema operacional -- ir para a página inicial ou verificar a lista de programas abertos, por exemplo.

Especificações
A novidade vem com o sistema operacional Ice Cream Sandwich (Android 4.0), a versão mais recente da plataforma do Google para tablets. Segundo o fabricante, essa atualização aumentou em até 30% da autonomia de bateria, fazendo com que o aparelho fique ligado por até 13 horas seguidas em uma rede Wi-Fi.

Galaxy Tab de 7"

Tela: 7 polegadas
Sistema operacional: Ice Cream Sandwich (Android 4.0)
Processador: Dual-core de 1 GHz
Memória RAM: 1 GB
Peso: 345 gramas
Dimensões: 19,3 cm x 12,24cm x 1,05 cm (A x L x E)
Bateria: Até 13 horas em rede Wi-Fi
Armazenamento: 16 GB expansíveis com cartão microSD
Câmeras: 3 megapixels (traseira) e VGA (frontal)

Outras vantagens do sistema são a possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento com cartões microSD -- portáteis com o sistema anterior do Google não contam com este recurso – e a possibilidade de compartilhar internet sem fio com mais oito dispositivos. De resto, o novo sistema do Google é muito parecido com o “antigo” Honeycomb, no que diz respeito à usabilidade.

 

O tablet conta ainda com memória RAM de 1 GB, duas câmeras – uma de 3 megapixels (traseira) e uma VGA (frontal) – e recursos presentes na maioria dos tablets como GPS, entrada para fone de ouvido, acelerômetro e conexão Bluetooth.

Versão maior
A Samsung também apresentou em um evento para jornalistas em Lima (Peru) uma versão do Galaxy Tab 2 com tela de 10,1 polegadas. O aparelho traz as mesmas especificações da versão de 7 polegadas com a diferença de ter alto-falantes na parte frontal do aparelho – na maioria dos tablets os alto-falantes ficam na parte traseira – , pelo peso e por ter uma bateria de autonomia de até 18 horas.

A versão de 10,1 polegadas, voltada para quem quer um tablet para consumir vídeos, deve ser lançada também até o fim de maio e não teve seu preço divulgado.

* O jornalista viajou a convite da Samsung

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host