UOL Notícias Tecnologia

26/03/2012 - 14h04 / Atualizada 26/03/2012 - 14h11

Senadores dos EUA querem investigar se prática de pedir senha do Facebook é ilegal

Do UOL, em São Paulo

A prática de pedir a senha do Facebook para candidatos a empregos nos Estados Unidos está criando mais polêmica. Agora, dois senadores norte-americanos fizeram um pedido de investigação para verificar se isso fere a constituição federal, informou a “Associated Press”.

Empresas públicas e privadas estão pedindo que candidatos a vagas de emprego forneçam seu login e senha de contas em redes sociais para que os avaliadores tenham total acesso ao seu perfil. Apesar de ter atraído críticas dos defensores da privacidade online, ainda não é claro se a prática é ilegal ou não.

Os senadores querem saber se isso viola, especificamente, a Stored Communications Act ou a Computer Fraud and Abuse Act, leis norte-americanas que proíbem, respectivamente, o acesso intencional a informações eletrônicas ou a um computador para obter informações sem autorização da Justiça.

Eles também disseram que pretendem elaborar um projeto de lei para preencher eventuais lacunas que as leis atuais não cubram.

"Em uma época onde cada vez mais de nossas informações pessoais - e de nossas interações sociais privadas - estão on-line, é vital que todos os indivíduos tenham a possibilidade de determinar por si mesmos quais informações pessoais querem tornar públicas e quais querem proteger de seus pretensos empregadores”, declarou um dos senadores, o democrata Chuck Schumer, de Nova York.

Comunicado do Facebook

O próprio Facebook divulgou uma nota na última sexta (23) condenando a prática das empresas e pedindo aos usuários para não fornecerem sua senha a ninguém.

“Nos últimos meses, temos visto um aumento preocupante nos relatórios de empregadores ou de outros que procuram obter acesso inadequado aos perfis das pessoas no Facebook. (...) Se você é um usuário do Facebook, nunca deve ter de partilhar a sua senha, deixar que acessem sua conta ou fazer qualquer coisa que possa comprometer a segurança da sua conta ou violar a privacidade de seus amigos. Nós trabalhamos realmente duro no Facebook para lhe dar ferramentas para controlar quem vê suas informações”, diz parte do comunicado.

A nota informa ainda que o Facebook vai tomar medidas para proteger a privacidade e a segurança dos usuários, seja por se engajar na criação de políticas para isso, seja por iniciar uma ação legal, se for o caso. 

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host