UOL Notícias Tecnologia

29/03/2012 - 17h49 / Atualizada 29/03/2012 - 18h00

Auditoria acha 'violações sérias' de trabalho em fábricas de produtos da Apple na China

Do UOL, em São Paulo

Uma auditoria no grupo Foxconn, empresa responsável pela montagem de produtos da Apple e de outras companhias de tecnologia, encontrou “violações sérias” de leis trabalhistas da China, segundo informações da “Blooomberg”. Para cumprir seus compromissos com seus clientes, a Foxconn terá de contratar dezenas de milhares de funcionários, recomendam os auditores.

Segundo a agência, inspetores encontraram ao menos 50 violações às leis chinesas, como também ao código de conduta assinado pela Apple junto à Associação do Trabalho Íntegro (FLA, na sigla em inglês). O código havia sido assinado pela empresa em janeiro depois da morte de trabalhadores em fábricas da fornecedora da Apple.

A Foxconn deverá adequar as jornadas de trabalho em suas linhas de produção de acordo com os limites legais até julho de 2013 e compensar mais de 1,2 milhão de funcionários pelas horas extras feitas.

Auditores encontraram funcionarios trabalhando mais dias do que o permitido pelos padrões da FLA em linhas de montagem. Também encontraram inconsistências em condições de saúde e políticas de segurança, além de pagamento injusto pelas horas extras.

Em comunicado por e-mail, a Apple afirma que “aprecia o trabalho que a FLA fez para avaliar as condições na Foxconn e apóia as recomendações feitas”.

O analista Alberto Moel, da Sanford C. Bernstein & Co., afirmou à “Bloomberg” que a Apple provavelmente terá de cortar margens de lucro ou repassar custos aos consumidores.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host