UOL Notícias Tecnologia

03/04/2012 - 10h11 / Atualizada 03/04/2012 - 15h42

Ferramenta do Google leva internautas para dentro de museus em SP

Guilherme Tagiaroli
Do UOL, em São Paulo
  • Internauta pode ver as obras e também passear virtualmente pelos museus

    Internauta pode ver as obras e também passear virtualmente pelos museus

O Google anunciou nesta terça-feira (3) o lançamento do serviço Art Project -- uma espécie de Google Street View da cultura – para museus em São Paulo. Incialmente, o serviço estará disponível para a Pinacoteca de São Paulo e para o MAM (Museu se Arte Moderna). A ferramenta já exibe diversas outras instituições do mundo.

Com o Art Project, os usuários conseguem ter uma visão semelhante à de um visitante do local. O internauta pode dar zoom em detalhes, criar galerias com obras selecionadas, compartilhar o conteúdo em redes sociais e explorar as obras por artista ou coleção (local de exibição). Enfim, a ideia é fazer com que o "visitante virtual" tenha uma sensação de imersão no museu. O Google capta imagens dessas instituições com um carrinho, chamado trolley, que faz fotografias em 360 graus.

Segundo Alessandro Germano, gerente de novos negócios do Google Brasil, o Art Project tem três objetivos: tornar a arte acessível, promover novas formas de interação e complementar a experiência de visita ao museu.

Apesar da possibilidade de visita virtual, os representantes dos museus participantes dizem não acreditar que o Art Project prejudique a visitação presencial. "O Art Project não substitui, mas possibilita uma continuidade de relacionamento com o museu após a visita", disse Marcelo Araújo, diretor-executivo da Pinacoteca. Ao todo, o Google captou cerca de 200 obras (98 da Pinacoteca e 89 do MAM). Em cada museu há uma obra disponível no serviço em alta resolução ou gigapixel, como chama o Google. Essas "superimagens" têm resolução de 7 bilhões de pixels.

A chegada do Art Project ao Brasil também coincide com a disponibilização de obras de outros museus da América Latina. Na região, há dez museus disponíveis no serviço. Dentre eles, há o Museu Botero, na Colômbia, e o Museu Frida Kahlo, no México. 

O Art Project já capturou imagens EM 151 museus pelo mundo incluindo o Moma (museu de arte moderna de Nova York), o Tate Britain, em Londres, e da Galeria Nacional de Arte Moderna de Nova Déli, na Índia, entre outros.

O projeto começou em fevereiro de 2011 e foi criado pela equipe de engenharia do Google no tempo que a empresa dar para que eles trabalhem em projetos paralelos. A companhia tem a política de reservar 20% do tempo dos engenheiros para investimento em inovação.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host