Topo

Microsoft abre contagem regressiva para fim do Windows XP; suporte vai até abril de 2014

Papel de parede padrão de computadores com sistema operacional Windows XP - Reprodução
Papel de parede padrão de computadores com sistema operacional Windows XP Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 12h34

A Microsoft reafirmou nesta terça-feira (10) que vai encerrar o suporte ao Windows XP e ao Office 2003 em 8 de abril de 2014. Em termos práticos, os usuários desses dois programas da Microsoft não receberão mais atualizações de melhoria ou de segurança a partir da data estipulada pela companhia. A empresa de tecnologia já havia afirmado que o faria em 2014, mas o anúncio desta terça é um reforço para que as companhias comecem a atualizar seus sistemas.

“Estamos notificando nossos clientes que o Windows XP e Office 2003 não terão mais suporte em abril de 2014. Nós entendemos que a atualização das últimas versões do Windows e do Office pode levar algum tempo para algumas empresas, e nós estamos encorajando nossos clientes a atualizar os softwares para ajudar a proteger seus sistemas”, informou a Microsoft em comunicado publicado no Microsoft Security Response Center.

O Windows XP foi lançado pela Microsoft em 2001. Durante a comemoração dos dez anos do sistema, em outubro do ano passado, a companhia ressaltou a importância do software para tarefas que anteriormente eram difíceis de serem realizadas no computador. “O Windows XP ofereceu uma nova interface ao usuário que ajudou as pessoas a acharem mais fácil o que elas desejassem. O sistema tornou mais fácil a tarefa de extrair imagens de câmeras digitais”, informou a empresa em blog oficial.

O sistema operacional foi produzido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, residenciais, escritórios, notebooks e computadores media center. O nome "XP" deriva de eXPerience (experiência) por trazer uma nova forma de o usuário lidar com o sistema operacional.  Ele foi lançado no dia 25 de outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em janeiro de 2006. Foi sucedido pelo Windows Vista lançado para o público em geral em janeiro de 2007. Na sequência, veio o Windows 7, que foi disponibilizado para venda em outubro de 2009.

Recentemente, a companhia lançou uma versão para testes do Windows 8. O mercado espera que até o fim do ano a Microsoft inicie a venda do sucessor do Windows 7.