Topo

Apple libera atualização que remove malware em computadores com sistema Mac

Consumidor utiliza notebook Macbook em loja da Apple de São Francisco (Califórnia) - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Consumidor utiliza notebook Macbook em loja da Apple de São Francisco (Califórnia) Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 10h38

A Apple liberou nesta quinta-feira (13) uma atualização para o sistema operacional Mac OSX 10.6 e 10.7 que remove o malware Flashback de computadores infectados com a praga. O malware Flashback transformava as estações da Apple em um membro de uma botnet (rede zumbi) chamada de Flashfake. A partir de botnets, usuários mal-intencionados podem utilizar, sem a pessoa saber, o computador para ataques.

Na página de suporte da Apple (em inglês), a companhia informa que a atualização configura o plugin de Java para que não sejam executados Java Applets automaticamente. Por meio deste último recurso que o malware infectava a máquina com os sistemas operacionais Mac.

Para fazer a atualização, basta que o usuário de Mac acesse a ferramenta de update. Caso esteja conectado à internet, o próprio sistema exibirá uma mensagem solicitando ao usuário permissão para realizar o procedimento.

Ao todo, estima-se que 600 mil computadores Mac foram infectados pelo malware Flashback.

A praga começou a ser detectada na semana passada e várias companhias de antivírus apresentaram soluções para o problema antes que a própria Apple -- o que fez com que a companhia fosse alvo de críticas. Empresas como Kaspersky, F-Secure e Symantec disponibilizaram ferramentas que ajudavam a detectar e remover o malware.

A rápida proliferação da praga no ecossistema da Apple deflagrou uma nova situação para usuários Mac, uma vez que raramente os sistemas da empresa eram alvos de ataque. “Pode ser um sinal de que está havendo uma mudança de foco por parte de usuários mal-intencionados”, especula o site americano Redmondpie, especializado na cobertura de tecnologia.