Topo

Seleção traz dez programas para turbinar seu navegador Google Chrome

Extensões permitem rápida transferência de arquivos pesados, reprodução de música e mais - Reprodução
Extensões permitem rápida transferência de arquivos pesados, reprodução de música e mais Imagem: Reprodução

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 06h00

Um dos grandes diferenciais do Firefox sempre foram suas extensões, que implementam ao navegador mais funcionalidades, de acordo com a necessidade do usuário. Aos poucos, outros browsers foram se rendendo a esses programinhas que facilitam o acesso ou garantem recursos extras. Hoje em dia, Opera, Internet Explorer e Google Chrome aceitam extensões, aplicativos, temas.

No caso do Chrome, boa parte das extensões e aplicativos dá fácil acesso aos serviços do Google, como YouTube, Docs, Calendar. Entretanto, vão além disso, permitindo rápida transferência de arquivos pesados, reprodução de música na nuvem da web, entre outros. O UOL Tecnologia separou os principais aplicativos que podem ser usados no Chrome para facilitar o dia a dia.

Em tempo: todos os links devem ser acessados a partir do navegador Chrome. Além disso, eles podem ser mais bem utilizados caso o usuário sincronize seus Chromes instalados em diferentes computadores, importando, via conta nos serviços Google, aplicativos, favoritos e demais preferências do navegador. Para fazer isso, deve-se entrar na chave (lado direito superior do navegador), depois, em Ferramentas, digitar seu login e senha.

1. Web Store

Trata-se do aplicativo que leva o usuário à Chrome Web Store, a central de downloads de extensões, aplicativos e temas do navegador. Por meio dele é simples encontrar e instalar o que deseja. Basta digitar na barra de buscas, clicar sobre o aplicativo e instalar.

2. Quick Note

Aplicativo transforma o Chrome em um editor de textos simplificado. Com ele instalado no navegador, basta acessá-lo para escrever notas rápidas, que ficam gravadas automaticamente no browser. Cada vez que entrar no programa, as notas aparecerão. Para jogar fora, basta clicar no símbolo da lixeira.

3. iScribe

Outro editor de texto, mas muito mais completo do que o Quick Note. Tem recursos como negrito, formatação de fonte, cores e outros itens. Além disso, garante suporte à linguagem HTML. Dispensa o usuário de ficar salvando o que escreve no documento, já que faz isso automaticamente. A cada acesso, aparece o que foi escrito.

4. Large Document

Provavelmente um dos aplicativos mais mão na roda para usuários que precisam transferir grandes arquivos e não têm FTP ou e-mail com grandes capacidades. Basta acessá-lo, escolher o que quer enviar e dar OK. Enquanto o arquivo é enviado aos servidores do Large Document, o usuário escolhe se deseja remeter o arquivo por Gmail, gerenciador de e-mail, Facebook ou o que for. Quando a transmissão é encerrada, o programa gera um link para que o destinatário clique e baixe o conteúdo.

5. Facebook Chat


Aplicativo que coloca o bate-papo do Facebook dentro do Chrome e dispensa o usuário de entrar na página da rede social para conversar com os amigos. Ao clicar sobre ele, abre-se uma janela bastante simplificada do Facebook com os contatos. Embora útil, nos testes do UOL Tecnologia se mostrou instável e nem sempre carregou todos os contatos.

6. Google Docs


Simples botão que leva o usuário ao serviço de edição de documentos online do Google. Trata-se de uma espécie de aplicativo de “Favoritos”, já que não traz as funcionalidades do sistema para o navegador, mas leva o usuário até ele. De qualquer forma, agiliza o acesso ao Docs.

7.YouTube


Outro aplicativo que está mais para um “Favoritos” do Chrome, já que, ao ser acessado, basicamente abre uma página do YouTube. Entretanto, se o usuário estiver logado no sistema, já entra nas preferências de vídeos e demais personalizações de sua página.

8. Read Later Fast

Esse aplicativo salva as páginas que o usuário deseja ler. Assim, ele pode selecionar o que deseja “ler rapidamente mais tarde” e dar sequência as suas prioridades. Depois, basta acessar o aplicativo e ler o que foi guardado para a posteridade.

9. NewsSquares

Leitor de notícias e de feeds que transforma o Chrome em um software com informações de diversas fontes jornalísticas. Com um estilo elegante, as reportagens são exibidas por editorias, como tecnologia, esportes, cultura e outras. É possível sincronizar o NewsSquare com a conta do Google.

10. mSpot

Aplicativo que permite ao usuário enviar suas músicas para a “nuvem” da internet e depois ouvi-las via web, por streaming. Para usuários gratuitos, aceita até 5 GB. O grande trunfo do aplicativo é que ele pode ser acessado por um aplicativo do Android em smartphones com o sistema operacional. Basta colocar nome, senha e ouvir as canções.