Topo

Aplicativo grátis para Android transforma fotos em cartoons

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

17/04/2012 06h02

Veja como funciona o aplicativo

Com câmeras cada vez mais poderosas, a fotografia tornou-se um dos recursos mais legais do smartphone – principalmente por conta dos aplicativos que permitem criar efeitos interessantes com essas imagens. É o caso Cartoon Camera, gratuito e compatível com smartphones que rodam Android.

Apesar de alguns problemas de interface, o aplicativo da Fingersoft permite transformar qualquer imagem capturada em um cenário que lembra histórias em quadrinhos. Ou seja: as fotos ficam parecendo desenhos feitos à mão.

Ao ser executado, ele já aciona a câmera do celular e exibe a ação de seus filtros na tela. Novos usuários vão estranhar a falta de um menu de opções/ajuda, mas com o tempo é possível se acostumar com o jeitão despojado do programa.

Direto ao ponto

Nome: Cartoon Camera
Categoria: Fotografia
Preço: Gratuito (versão sem anúncios sai por cerca de R$ 3)
Sistema operacional: Android 2.2 ou superior
Pontos positivos: Exibe em tempo real como vai ficar a imagem; versão gratuita tem todos os recursos
Pontos negativos: Não tem um menu tradicional de navegação ou ajuda

Os poucos botões que aparecem na tela seguem a estética de história em quadrinhos e permitem alternar entre cinco efeitos: estão disponíveis, por exemplo, sépia, imagens em preto com traços claros ou uma HQ com toques coloridos.

Com o Cartoon Camera, o usuário não precisa capturar a imagem para depois aplicar o filtro. O resultado é exibido em tempo real e pode ser alterado imediatamente.

Para dosar o nível de efeito utilizado, basta deslizar o dedo pela imagem. E o foco é ajustado com o toque. As cenas são importadas automaticamente para a Galeria do celular, de onde podem ser compartilhadas em redes sociais ou via e-mail.

A versão gratuita traz todos os recursos, mas inclui a possibilidade de exibição de anúncios (nenhum foi exibido em nossos testes). Já a edição sem publicidade sai por cerca de R$ 3. Conselho: para brincar de cartoon com algumas imagens, a versão sem custo é suficiente.