Topo

Microsoft ''enxuga'' número de versões do Windows 8 que rodará em tablets e PCs

Do UOL, em São Paulo

17/04/2012 09h25

A Microsoft anunciou nesta terça (17) quais serão as versões do Windows 8, sistema operacional que funcionará tanto em tablets como em PCs. Serão apenas quatro versões (Windows 8, Windows 8 Pro, Windows 8 Enterprise e Windows 8 RT) – o sistema operacional atual, o Windows 7, tem seis edições (Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate). A empresa ainda não revelou a data de lançamento do novo sistema operacional.

De acordo com Brandon LeBlanc, gerente de comunicações da Microsoft, a intenção da companhia é tornar mais fácil para os clientes saberem quais edições do Windows 8 funcionam melhor em seus computadores – seja para uma nova máquina ou na atualização do sistema em um PC antigo.

Para PCs e tablets equipados com processadores x86 (de arquitetura Intel), com 32 ou 64 bits, o consumidor poderá escolher entre duas edições, a Windows 8 ou a Windows 8 Pro.

O Windows 8 será uma versão mais “simples” do sistema, que virá com a Windows Store (loja de aplicativos da Microsoft), Windows Explorer (em versão atualizada), Task Manager, suporte a multi-monitores e a possibilidade de alternar idiomas da interface (o consumidor não precisa mais basear sua decisão da compra do software no suporte a uma língua X ou Y).

Já o Windows 8 Pro  é indicado para profissionais nas áreas de negócios e tecnologias, que inclui todos os recursos citados anteriormente, além de recursos de criptografia de dados, virtualização, gerenciamento de PC e conectividade por domínio. Os usuários da versão Pro terão ainda o Windows Media Center, que funcionará como um plug-in no novo sistema operacional.

Haverá também uma edição do Windows 8 especificamente para clientes corporativos no programa Software Assurance. O Windows Enterprise 8 inclui todos os recursos do Windows 8 Pro, mais recursos para organização de TI que permitem a gestão e implantação de computadores, segurança avançada, virtualização, recursos de mobilidade, entre outros.

A quarta e última versão, a Windows RT, é destinada a tablets que usam processadores ARM e será mais “leve” para evitar gasto excessivo de bateria. Essa edição incluirá versões aperfeiçoadas para uso do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote em telas sensíveis ao toque.