Topo

Cerca de 37% das empresas checam redes sociais de candidatos antes de contratá-los

A boa notícia para quem usa avidamente Facebook e outras redes sociais é que a minoria das empresas disse observar perfis em busca de motivos para não contratar um candidato - Chris Jackson/ Getty Images
A boa notícia para quem usa avidamente Facebook e outras redes sociais é que a minoria das empresas disse observar perfis em busca de motivos para não contratar um candidato Imagem: Chris Jackson/ Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 12h56

Na hora de tomar a decisão final de contratar um novo empregado, empresas estão consultando os perfis dessas pessoas em redes sociais: cerca de 37% dos empregadores nos Estados Unidos já admitem terem esse hábito. O dado consta em uma pesquisa do CareerBuilder, site especializado em carreiras, divulgada nesta terça (18).

Quando observam os perfis nas redes sociais, cerca de 65% dos empregadores dizem fazer isso para ver como os candidatos se apresentam profissionalmente na internet.

Além disso, aproximadamente metade deles quer ver se o candidato se encaixa na cultura da empresa; também metade deles admite olhar os perfis em redes sociais dos candidatos para saber mais sobre a qualificação dessas pessoas.

A boa notícia para quem usa avidamente Facebook, Twitter e outras redes sociais populares é que a minoria dos empregadores (apenas 12%) disse observar os perfis dos candidatos em busca de motivos para não contratá-los.

“Redes sociais são a forma dominante de comunicação nos tempos atuais, então certamente você consegue obter muitas informações sobre uma pessoa ao ver seu perfil público e online”, explica Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder. “No entanto, empregadores e departamentos de RH devem tomar decisões cuidadosas sobre a relevância que a informação encontrada online sobre os candidatos tem nas qualificações para uma vaga”, alerta.