Topo

Steve Jobs se inspirava em Beatles, mostra entrevista 'perdida'

Ed Catmull, Steve Jobs e John Lasseter: os criadores da Pixar - Reprodução/Pixar.com
Ed Catmull, Steve Jobs e John Lasseter: os criadores da Pixar Imagem: Reprodução/Pixar.com

Do UOL, em São Paulo

19/04/2012 12h39

O jornalista Brent Schlender divulgou nesta terça-feira alguma de suas conversas com Steve Jobs. Nas fitas “perdidas” de Schlender, tem falas do criador da Apple sobre suas inspirações para os negócios, sobre a criação da Pixar e sobre a diferença entre Hollywood e o Vale do Silício.

Em 2004, Jobs conversou com Schlender sobre o tipo de modelo em que ele se baseou para o seu estilo de gestão, tanto na Pixar quanto na Apple.  Mais uma vez, ele surpreendeu ao dizer que se inspirava nos Beatles. “Meu modelo de gestão são os Beatles. Eu digo isso porque cada Beatle não deixava que o outro fosse para uma direção errada ou que o outro seguisse o seu lado ruim. Quando eles terminaram, nunca fizeram algo tão bom quanto os Beatles. Era o tipo de química de um grupo, uma química que é maior que as pequenas partes”, disse Jobs.

O criador da Apple contou que seu trabalho na Pixar, junto de Ed Catmull e John Lasseter, era feito de uma forma que um impedia que o outro fizesse alguma “coisa idiota”. Em uma entrevista um pouco mais antiga, de 1995, Jobs comentou que a criação da Pixar foi mais uma maratona que uma corrida de curta distância.

Hollywood x Vale do Silício

Também em 1995, Jobs falou com Schlender sobre a relação entre Hollywood e o Vale do Silício. Isto antes mesmo da Pixar lançar o blockbuster “Toy Story”. “Hollywood e o Vale do Silício são como dois navios passando à noite. Não há troca de passageiros. Eles falam em jargões diferentes e seguem modelos diferentes de negócios”, afirmou Jobs. 

Segundo Jobs, o que ele gostava mais sobre Hollywood eram as pessoas criativas, e o que mais curtia no Vale do Silício eram os engenheiros. “Na Pixar, nós valorizamos a criatividade e o talento técnico de forma igual”, completou.