Topo

Conheça dez programas que reforçam sua privacidade na internet

Navegadores costumam capturar e armazenar os dados de navegação do usuário - ThinkStock
Navegadores costumam capturar e armazenar os dados de navegação do usuário Imagem: ThinkStock

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 06h11

A rede está longe de ser um ambiente anônimo. Quando um computador está ligado à web, ele cria um endereço eletrônico, chamado Internet Protocol (protocolo de internet, em português), que permite saber de qual cidade você está conectado, entre outras informações. Além disso, browsers costumam capturar e armazenar os dados de navegação do usuário, como preferências de páginas ou endereços eletrônicos por onde passou.

Para minimizar essa invasão, o UOL Tecnologia selecionou 10 programas que visam garantir sua privacidade na internet. Confira.

Tor
O Tor é um apanhado de ferramentas que possuem o objetivo de tornar a utilização da internet mais segura e anônima. O software inclui proteção tanto aos aplicativos de mensagens instantâneas quanto às visitas em sites. Gratuito.

Opera+Tor
A aliança entre os programas Opera e Tor soma a navegação segura do Tor com a leveza de uso do navegador Opera. De acordo com os desenvolvedores, com esses dispositivos nenhum arquivo será registrado no computador enquanto você usa a internet. Gratuito.

PortableTor
Uma versão portátil do Tor, que é capaz de tornar a navegação na web anônima, evitando registros indesejados sobre o usuário que está conectado. Funciona a partir de pendrives e dispensa instalação. Gratuito.

YourFreedom
Alguns conteúdos (como do YouTube) estão reservados apenas para conexões de alguns países, enquanto são bloqueados para outros. A função do YourFreedom é acabar com essas barreiras. Gratuito.

Ultrasurf
O Ultrasurf foi desenvolvido para burlar as censuras impostas pelo governo chinês à internet. Ganhou o mundo e hoje você pode utilizá-lo para ter acesso livre na rede. Gratuito.

Surf Anonymous Free
Outro aplicativo capaz de tornar o IP do computador camuflado. Boa opção para ajudar a proteger a máquina de ataques maliciosos. Gratuito.

Chris PC Free Anonymus
Software pequeno e gratuito para tornar-se invisível na internet. Funciona de maneira semelhante aos outros, ocultando o IP da conexão. Gratuito.

JAP
O JAP faz com que vários usuários utilizem o mesmo IP ao entrar na internet. Isso faz com que os sites visitados ou possíveis agentes agressores não consigam capturar informações do seu PC. Gratuito.

iSurfer Shield
Com interface simples, o iSurfer Shield protege o IP do computador e bloqueia o acesso indevido de pessoas mal intencionadas ao PC. Gratuito para teste.

Anonymizer
Este software é capaz de esconder o IP da sua máquina, evitando que sites mal intencionados façam registros das suas informações. Custa US$ 80 por ano.