Topo

Dúvida de leitor: qual a diferença entre smartphone e celular?

Smartphones possuem sistema operacional robusto;  celulares comuns têm recursos espartanos - ThinkStock
Smartphones possuem sistema operacional robusto; celulares comuns têm recursos espartanos Imagem: ThinkStock

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 06h01

O leitor Flavio escreveu ao UOL Tecnologia querendo saber qual é a principal diferença entre um celular comum e um smartphone. De acordo com o usuário, a definição entre os dois é bastante tênue, causando confusão. Para esclarecer à dúvida do internauta, a reportagem conversou com representantes de dois dos principais fabricantes de celulares e smartphones do país, a Samsung e a Nokia. 

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Smartphones
Segundo a Samsung, o que estabelece a principal diferença entre os aparelhos é sua funcionalidade. Os smartphones da companhia, diz o departamento de marketing, possuem sistema operacional robusto (no caso, o Android) e rodam aplicativos. Esses telefones geralmente têm a capacidade de receber sinal Wi-Fi e 3G, o que torna a navegabilidade mais fluída e proporciona uma melhor experiência de navegação na internet para o usuário.

Para Fernanda Camargo, gerente de produtos da Nokia, smartphones estão mais para computadores do que para celulares. “Eles possuem funcionalidades como câmeras com qualidade superior aos celulares comuns, contam com tocadores de música de ponta e sistema de GPS com navegação guiada por voz”, afirma a executiva.

“Os smartphones têm uma enorme capacidade de armazenamento de dados, seja no próprio aparelho ou na nuvem, e tecnologias avançadas de conexão em alta velocidade, como acesso às redes 3G e Wi-Fi”, completa.

Celulares
Celulares comuns, por sua vez, contam com recursos bastante espartanos. De acordo com o departamento de marketing da Samsung, esses telefones possuem basicamente função de voz (em chamadas telefônicas), envio e recebimento de SMS, acesso àinternet por WAP e alguns outros poucos atributos.

Segundo o departamento de produtos da Nokia, as funções dos celulares comuns devem aumentar em um futuro próximo.“Ano após ano, a diferença entre smartphones e aparelhos celulares vem se tornando cada vez mais tênue”, aponta Fernanda. “Além disso, os aparelhos possuem características como teclado QWERTY e suporte a dois chips.”