Topo

Estado dos EUA proíbe pedir senha do Facebook em entrevistas de emprego

Empresas pedem senha para visualizar dados privados no Facebook dos candidatos - Chris Jackson/Getty Images
Empresas pedem senha para visualizar dados privados no Facebook dos candidatos Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/04/2012 15h28

O Estado de Maryland é o primeiro nos Estados Unidos a proibir que empresas solicitem a senha de redes sociais em entrevistas de emprego. A iniciativa surgiu depois que organizações públicas e privadas passaram a pedir login e senha – principalmente do Facebook – a essas pessoas. Dois senadores norte-americanos já haviam feito um pedido de investigação para verificar se isso fere a constituição federal.

A iniciativa de Maryland, aprovada neste mês, proíbe que funcionários vasculhem conteúdo protegido das redes sociais. Legisladores de pelo menos sete outros Estados fizeram propostas parecidas, segundo a AP.

Representantes de empresas de Maryland, incluindo a Câmara de Comércio, dizem que a iniciativa é ruim para os negócios e argumentam que essas dados são muito raramente solicitados.

Robert Collins, ex-funcionário de detenções em Maryland, afirmou à agência de notícias AP que teve de fornecer essas informações para solicitar um certificado de afastamento. O homem de Baltimore disse que passou as informações, conforme solicitado, mas se sentiu constrangido e violado enquanto o entrevistador verificava suas mensagens, fotos e posts privados.

Rick Binetti, diretor de comunicações do Departamento de Comunicações de Segurança Pública de Maryland, afirmou que a prática é uma extensão natural da checagem “já intrusiva” de informações sobre as pessoas que trabalham na área de segurança. A prática, afirma a agência de notícias AP, é adotada para verificar dados sobre aqueles que trabalharão em prisões, em busca de atividades ilegais ou associação a gangues.

Comunicado
O próprio Facebook divulgou uma nota condenando a prática das empresas e pedindo aos usuários para não fornecerem sua senha a ninguém.

“Nos últimos meses, temos visto um aumento preocupante nos relatórios de empregadores ou de outros que procuram obter acesso inadequado aos perfis das pessoas no Facebook. (...) Se você é um usuário do Facebook, nunca deve ter de partilhar a sua senha, deixar que acessem sua conta ou fazer qualquer coisa que possa comprometer a segurança da sua conta ou violar a privacidade de seus amigos. Nós trabalhamos realmente duro no Facebook para lhe dar ferramentas para controlar quem vê suas informações”, diz parte do comunicado.

A nota informa ainda que o Facebook vai tomar medidas para proteger a privacidade e a segurança dos usuários, seja por se engajar na criação de políticas para isso, seja por iniciar uma ação legal, se for o caso.