Topo

Com aplicativo, iPhone vira leitor de código de barras para pagar contas

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 06h05

App faz iPhone ler código de barras

Uma das coisas mais chatas de usar o recurso internet banking é ter de digitar aqueles números gigantescos na hora de pagar um boleto. Você perde um tempão e ainda fica com medo de errar. Mas seu iPhone pode acabar com esse problema com aplicativos como o PagBoleto: ele transforma o smartphone em um leitor de código de barras.

Basta selecionar a opção “leitor” que surge na tela uma linha vermelha. Ela deve ser posicionada sobre o código, em um ambiente com boa iluminação. Feito isso, o aparelho reconhece o documento e transforma os dados capturados em uma sequência de números, que pode ser enviada de várias formas.

Uma das mais práticas é baixar o software para Windows ou Mac, disponível no site www.pagboleto.com.br. Com ele instalado no computador, é possível mandar os dados do iPhone diretamente para o PC, via Wi-Fi ou 3G, pressionando o botão “Rede”.

Direto ao ponto

Nome:PagBoleto+
Categoria:Finanças
Preço:US$ 1,99 (cerca de R$ 3,60); versão gratuita tem limitações
Sistema operacional:iOS 4.0 ou superior
Pontos positivos:fácil de usar; captura e transferência são rápidas
Pontos negativos:só funciona com iPhone 3GS ou mais recente; não é compatível com iPad ou iPod

Com isso, o número gigantesco vai parar no campo “Linha Digitável”. Depois é só pressionar “Simular Digitação” e clicar no campo específico do programa de internet banking, que o espaço é preenchido automaticamente. Quem não quiser baixar o programa no computador pode simplesmente enviar o código do celular por e-mail (ou SMS), copiar e colar no espaço.

O software também organiza as contas agendadas e vencidas. Ele também avisa caso você esqueça que já pagou um tributo e acabe digitalizando novamente o código de barras. Para quem quiser testá-lo, há uma versão gratuita, a PagBoleto Free, que não possui alguns recursos da versão completa.

O aplicativo é compatível apenas com versões mais recentes do iPhone (3GS para cima) e, apesar de aparecer na área de requisitos da App Store que ele funciona com iPad e iPod, isso não acontece.