Topo

Para governo chinês, empresa local seria detentora do nome 'iPad'

Terceira geração do iPad foi lançada no início de março em diversos países  - Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Terceira geração do iPad foi lançada no início de março em diversos países Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 14h18

O governo chinês considera que a empresa chinesa Proview Technology é detentora dos direitos sobre a marca iPad, segundo um executivo que acompanha o caso. Yan Xiaohong, diretor da Administração Nacional de Direitos Autorais, afirmou nesta terça-feira (24) em Pequim que o governo é favorável à empresa local na batalha que ela trava com a gigante norte-americana de tecnologia.

A empresa chinesa detém o nome iPad desde 2000 – dez anos antes do lançamento do iPad, que foi em 2010. A fabricante de monitores registrou o nome iPad na China e em vários outros países em que atua na mesma época. A Apple, no entanto, alega ter comprado a marca iPad globalmente de uma divisão da Proview – que não vê legitimidade na negociação feita com uma subsidiária.

O imbróglio vem se arrastando há alguns meses e a Justiça chinesa definirá se a Apple poderá continuar usando o nome na China. As afirmações de Xiaohong, diz o “Seattle Times”, pode pressionar a Apple para tentar um acordo para o impasse.  

“A disputa entre a Apple e a Proview, sobre o uso do nome iPad, passa por um processo judicial. De acordo com as leis do governo, a Proview é a representante legal para o uso dessa marca”, afirmou.  

Ma Dongxiao, advogado da empresa chinesa, afirmou ao “Seattle Times” que a companhia busca um acordo com a Apple. “É provável que cheguemos a um entendimento fora dos tribunais”, disse. A companhia quer que a Apple pague uma indenização de US$ 2 bilhões.