Topo

Problema em rede causa instabilidade para acessar internet em SP e no Sul

Do UOL, em São Paulo

25/04/2012 15h40Atualizada em 25/04/2012 19h02

Nesta quarta-feira (25), os sistemas de internet e telefonia da GVT, TIM e Vivo ficaram instáveis nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por volta das 13h (horário de Brasília). Em algumas cidades do sul do País, inclusive, os serviços pararam de funcionar. As empresas afirmam que suas redes já voltaram a funcionar. A Vivo  foi a primeira a confirmar que seus serviços foram normalizados Às 15h40 desta tarde; os da GVT voltarama  funcionar por volta das 16h desta quarta-feira e os da Tim normalizaram às 16h30.

Segundo comunicado oficial da GVT, o problema foi causado pelo rompimento de três pontos da rede de longa distância. O cabo é compartilhado por várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região. Por isso, tanto a empresa quanto a Vivo e a TIM foram afetadas.

A TIM também confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que clientes da região Sul foram afetados pelo triplo rompimento da fibra óptica da rede de transmissão, a qual interliga Estados da região ao restante do Brasil.

A Vivo informou, por meio de um comunicado oficial, que "alguns alguns clientes de Paraná e Santa Catarina podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido ao rompimento de cabos de fibra óptica". 

Problema recorrente

Não é a primeira vez que problemas na infraestrutura de fibra óptica prejudicam usuários de operadoras na região Sul. Em dezembro do ano passado, um duplo rompimento de cabos causou instabilidade em serviços de voz e dados da Oi, GVT e TIM por algumas horas.

Na ocasião, o problema afetou tanto o fornecedor principal da infraestrutura de transmissão de fibra óptica, quanto a de redundância, fornecida por outra empresa.

Repercussão

Pelo twitter, usuários reclamam da queda do sistema e se questionam quais as razões do "apagão". Veja a repercussão: