Topo

Usuários da região Sul lesados por falha em fibra serão ressarcidos, diz Anatel

Do UOL, em São Paulo

25/04/2012 20h58

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou na noite desta quarta-feira (25) que usuários que ficaram sem telefone ou internet na região Sul serão ressarcidos em função da instabilidade do serviço. Na tarde desta quarta, um cabo de fibra óptica se rompeu deixando vários consumidores sem link de internet e serviço de telefonia em Santa Catarina, Curitiba e Rio Grande do Sul.

Segundo a Anatel, houve rompimento de fibras no quilômetro 66 da rodovia BR-116, no Paraná. A fibra está localizada entre a cidade de Quatro Barras e Campina Grande do Sul. O incidente prejudicou os serviços de longa distância, telefonia móvel pré-paga e de internet por volta das 13h e normalizado às 16h30. Os usuário serão ressarcidos conforme o tempo que ficaram sem os serviços.

A agência ainda afirmou que clientes da Vivo/Telefônica, GVT, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing, Claro, Embratel e Net foram prejudicados.

Ainda não há a causa do rompimento da fibra óptica compartilhada entre várias companhias. No entanto, a Anatel disse que abriu procedimentos administrativos para verificar a “apuração dos fatos e das responsabilidades de cada agente.”

Problema recorrente

Não é a primeira vez que problemas na infraestrutura de fibra óptica prejudicam usuários de operadoras na região Sul. Em dezembro do ano passado, um duplo rompimento de cabos causou instabilidade em serviços de voz e dados da Oi, GVT e TIM por algumas horas.

Na ocasião, o problema afetou tanto o fornecedor principal da infraestrutura de transmissão de fibra óptica, quanto a de redundância, fornecida por outra empresa.