Topo

Sargento do exército dos EUA é dispensado após criticar Obama pelo Facebook

Sargento Gary Stein foi dispensado por escrever comentários sobre Barack Obama no Facebook - Reprodução/Facebook
Sargento Gary Stein foi dispensado por escrever comentários sobre Barack Obama no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/04/2012 11h20

Nesta quinta-feira (26), o sargento do exército americano Gary Stein foi oficialmente dispensado de seu cargo por causa de frases escritas no Facebook. Em janeiro deste ano, Stein dividiu na página do movimento conservador "Tea Party" na rede social que não seguiria ordens do presidente Barack Obama. Ainda nesta página, o sargento afirmou que Obama é um mentiroso e o "inimigo econômico, religioso e doméstico" dos EUA.

"Como um membro do exécito eu digo: o Obama que se ferre. Eu não seguirei nenhuma de suas ordens", postou o sargento em janeiro deste ano na página. O caso se seguiu durante meses e em março, Stein foi obrigado a depor em corte por causa de suas atitudes consideradas contra as regras do Exército norte-americano. Stein, que se declara "conservador convicto" em seu perfil do Facebook, foi o criador da página "Armed Forces Tea Party", dedicada a membros do movimento conservador que estivessem servindo o exército.

Em sua página da rede social, Stein se defende e afirma que tudo o que fez foi de acordo com a constituição dos EUA. " Apenas 15 palavras escritas em um fórum privado no Facebook, que eu concordo que foram erradas, podem acabar com uma carreira honrosa de 9 anos?", perguntou o sargento em abril na rede social.

Segundo o "Mashable", o sargento foi dispensado por causa de uma regra do Departamento de Defesa norte-americano que diz que cidadãos dos EUA membros do Exército não podem participar de certas formas de atividade e ativismo político. Nesta regra, também se proíbe que membros do exército publiquem propaganda ou conteúdo de partidos políticos.