Topo

Golpe usa como isca 80 endereços falsos de bancos brasileiros com erros de digitação

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 11h18

Para tentar aplicar golpes em internautas brasileiros que acabam digitando errado o endereço de páginas de bancos no navegador, um cibercriminoso registrou mais de 80 domínios com pequenas alterações na grafia nos nomes dessas instituições financeiras.

O golpe na internet, identificado pela Kaspersky, usa erros de digitação comuns em nomes de páginas de seis bancos brasileiros (entre eles Itaú, Banco do Brasil e Bradesco), como por exemplo “bancoirau”, "bancobradescp" ou “bancodovrasil” -- são as letras erradas estão próximas às corretas no teclado.

Ao acessar os endereços “errados”, o internauta era levado a páginas falsas, mas com a interface muito semelhantes às originais dos bancos usados como isca -- ataque conhecido como phishing. Ao digitar os dados nos campos do site, a vítima acabava fornecendo o número de sua agência, conta e senha.

De acordo com a Kaspersky, nem todos os domínios registrados foram usados pelo cibercriminoso – dos 80 domínios maliciosos, apenas 15 deles usando o nome de três bancos levavam a páginas falsas.

Para evitar golpes como esse, o internauta deve sempre conferir, antes de digitar dados bancários na página da instituição financeira, se o endereço na barra do navegador aparece precedido de "https://". Isso indica que a conexão utilizada é segura e autenticada.