Topo

Motorola Spice Key XT316 tem tela pequena, mas se garante com bom Android

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 06h03

Direto ao ponto

  • Nome: Spice Key XT316
  • Câmera: 3 megapixels
  • Sistema operacional: Android 2.3
  • Preço sugerido: R$ 760 desbloqueado
  • Armazenamento: interno de 150 MB e cartão SD de 2GB incluso na embalagem
  • Pontos positivos: boa captação de som e imagens, a qualidade do hardware garante a reprodução de jogos e vídeos sem travamento
  • Pontos negativos: não possui teclado virtual , dificultando a escrita. As 2.4 polegadas de tela não são suficientes para a exibição do conteúdo de um smartphone

Logo de cara, o que chama a atenção no Motorola Spice Key é seu design atraente, formado por uma estrutura monolítica com os cantos arredondados e uma lista prateada que margeia o aparelho. O uso inicial do aparelho com preço sugerido de Preço sugerido: R$ 760 (desbloqueado) também agrada, já que é rápido e vem equipado com o Android 2.3. Essa é a versão renovada do sistema operacional do robozinho verde, mais robusta e com mais opções de personalização.

Apesar de reconhecer com precisão os toques, o touchscreen do aparelho é limitado: não permite a digitação de textos, pois não tem teclado virtual. Uma explicação para não haver a opção de digitar pode ser o fato de que há pouco espaço para a exibição dos aplicativos. As 2,8 polegadas de tela parecem ser poucas para um smartphone.

Se o objetivo do usuário não for escrever textos, não haverá problemas. Os comandos dados em uma partida de boliche, em um jogo que acompanha o aparelho, por exemplo, foram fidedignos.

O teclado físico em formato QWERTY poderia agradar quem não se entende com a digitação por toques na tela. Mas, ao contrário, não anima muito. O fato de os botões serem muito pequenos e próximos um dos outros incomoda,e a curva de aprendizado, para se digitar com precisão, é alta. Até o fechamento dos testes, não foi possível se entender com Q, W e E, por exemplo.

O armazenamento interno é pequeno, de apenas 150 MB. Inclusive não é possível fotografar, nem filmar, sem inserir no celular uma mídia de armazenamento. No entanto, acompanha o aparelho um cartão SD de 2GB (que pode abrigar cerca de 2.000 fotos).

A qualidade da câmera digital integrada não é ruim. Os 3 megapixels não deixam na mão quem utiliza o aparelho para subir imagens em redes sociais. Para fotos mais “profissionais”, no entanto, o equipamento deixa a desejar.

Na hora de tocar vídeos, o aparelho não apresenta lentidão e responde bem aos comandos, como nas outras aplicações também. A qualidade de reprodução das imagens não é ruim, caso o usuário resolva subir algo no YouTube. Mas novamente: para usos mais profissionais, não alcança níveis de Full HD, por exemplo.

A captação de som é excelente, mesmo em ambientes barulhentos. É possível gravar o que uma pessoa diz em uma rua movimentada e, mesmo assim, não perder nada. Na hora de reproduzir, o som é cristalino. Reproduzido tanto nos fones de ouvido, quanto nos alto-falantes, o volume é alto o suficiente.

De forma geral, o aparelho cumpre bem o papel na maioria dos aspectos exigidos, como na velocidade de execução de tarefas, reprodução de áudio e vídeo.No entanto, ele poderia ir além de seus recursos básicos, como na qualidade da câmera e no tamanho da tela.