Topo

Instagram chega a 50 milhões de usuários com versão Android e compra pelo Facebook

Do UOL, em São Paulo

01/05/2012 12h22

A rede social de fotos Instagram, recentemente adquirida pelo Facebook por US$ 1 bilhão, alcançou a marca de 50 milhões de usuários no mundo, segundo dados do próprio aplicativo. O crescimento ocorre a uma taxa de cerca de 5 milhões de novos usuários por semana.

Segundo o site “Mashable”, no início do ano o Instagram tinha cerca de 15 milhões de usuários. No início de abril, a companhia anunciou a versão do aplicativo – antes restrito a usuários do sistema operacional iOS, da Apple – para usuários de dispositivos Android, sistema móvel do Google (veja abaixo como foi a reação de quem usa o Instagram). A partir daí, o crescimento da adoção do aplicativo cresceu “vertiginosamente”: em dez dias passou de 30 milhões de usuários para 40 milhões.

A marca, no entanto, não pode ser atribuída apenas a novos usuários de dispositivos com sistema Android. Após o anúncio da compra pelo Facebook, em 9 de abril, o Instagram chegou ao primeiro lugar dos aplicativos mais baixados na App Store dos Estados Unidos.

Ascensão em dois anos

O Instagram é um aplicativo gratuito para publicação e compartilhamento de fotos com efeitos de imagem (filtros) criado pelo brasileiro Mike Krieger, 26, programador de software, (leia entrevista com ele) e pelo americano Kevin Systrom. Fundado em outubro de 2010, o serviço inicialmente só funcionava em smartphones iPhone. Recentemente, a companhia lançou uma versão para o sistema operacional Android.

Por enquanto, o aplicativo não possui anúncios ou alguma outra forma de rentabilização, mantendo-se disponível no mercado graças a investimentos dos chamados “investidores-anjo” e, mais recentemente, pela compra feita pelo Facebook.

“Nós achamos que o fato de o Instagram conectar-se com outros serviços é uma parte importante da experiência. Nós planejamos manter estes recursos e a habilidade de postar em outras redes sociais e até mesmo de não compartilhar suas imagens no Facebook, se você quiser”, disse Mark Zuckerberg, no anúncio sobre a aquisição em seu perfil no Facebook.

Kevin Systrom, um dos fundadores do serviço ao lado do brasileiro Mike Krieger, disse em post no blog oficial do Instagram (em inglês) que continuará o desenvolvimento de novas funcionalidades e que o serviço não acabará. “Nós iremos trabalhar com o Facebook para desenvolver o Instagram e criar uma rede. Nós continuaremos adicionando novos recursos ao produto e a achando novas maneiras de criar uma melhor experiência em tirar fotos em dispositivos móveis."