Topo

Apple e Samsung dominam mais de 50% do mercado de smartphones

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 13h23

Uma semana depois do anúncio de que a Samsung superou a Apple em vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2012, uma pesquisa mostra que as duas empresas dominam o mercado dos aparelhos. Segundo números divulgados pela IDC, a Apple e a Samsung juntas detêm um pouco mais de 53% do total de smartphones vendidos no mundo inteiro.

Nesta pesquisa, a IDC observou que a venda de smartphones cresceu 42% em 2011 e deverá ser ainda maior em 2012, segundo projeções. A IDC ainda aponta que os smartphones corresponderam a 37% do total do mercado de celulares. Com este crescimento, há possibilidades do mercado destes aparelhos superar o 50% do total de celulares.

Nos primeiros três meses deste ano foram vendidos 144,9 milhões de smartphones pelo mundo, de acordo com a pesquisa da IDC. Deste número,  42,2 milhões foram da Samsung, 35,1 milhões foram da Apple e 11,9 milhões da Nokia. A situação não está muito boa para a dona do BlackBerry, RIM e a HTC, duas empresas que basicamente só fabricam smartphones. Ambas tiveram suas vendas diminuídas no período, e foram, respectivamente,  4º e 5º na lista de marcas que mais vendem.