Topo

Diretora de escola dos EUA se demite após ser acusada de criar perfil falso no Facebook

Do UOL, em São Paulo

08/05/2012 16h34

Nos EUA, a diretora de um colégio municipal da cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, se demitiu após ter sido acusada de criar um perfil falso no Facebook. Os alunos acusaram a diretora de usar a página para espioná-los na rede social.

O perfil falso tinha o nome de “Suzy Harriston” e uma imagem de pinguins na foto principal. Os alunos começaram a desconfiar pois não conheciam ninguém com esse nome na escola. A “pessoa” em questão possuía mais de 300 amigos no Facebook, todos relacionados ao colégio Clayton.

A desconfiança aumentou entre os estudantes até que o ex-aluno Chase Haslett resolveu postar uma acusação em um grupo de alunos do colégio no Facebook. No dia 5 de abril, ele escreveu um questionamento às pessoas que tinham adicionado o perfil de Suzy Harriston e ainda adicionou “ Ela [Suzy] é a diretora do colégio Clayton”. No dia seguinte, o perfil de Suzy já estava fora do ar, dizem os alunos.

À TV local, os alunos afirmaram que a diretora estaria usando o perfil para espionar o que os alunos escreviam e como eles interagiam na rede social.  Segundo o “St. Louis Today”, site de notícias local, a diretoria do colégio não confirmou se o perfil falso era mesmo usado pela diretora, mas afirmou que o motivo para a demissão de Louise foi “um conflito de interesses com relação ao uso apropriado das mídias sociais”.

O jornal local também descobriu que nenhuma garota com o nome “Suzy Harriston” havia frequentado a escola nos últimos anos.  Louise dirigiu o colégio Clayton desde 2005 e, durante esse tempo, a escola entrou no ranking dos melhores colégios dos Estados Unidos feito pela revista “Newsweek”.