Topo

Facebook utiliza lógica de Google e Apple e apresenta central de aplicativos

Facebook libera página que mostra como ficará a central de aplicativos da rede social - Reprodução
Facebook libera página que mostra como ficará a central de aplicativos da rede social Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 19h15

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (9) que terá uma central de aplicativos, onde os usuários da rede poderão baixar programas para utilizar com a rede social e ver avaliações dos mesmos. O recurso foi anunciado, inicialmente, para os desenvolvedores – de modo que eles possam fazer algumas alterações na descrição dos aplicativos. Para os usuários, o App Center (como é chamado) deve ser disponibilizado em poucas semanas.

A central de aplicativos do Facebook segue o padrão do Google (com o Google Play ou mesmo com a Chrome Store) e da Apple (com a App Store). Inclusive, será possível comprar aplicativos. Atualmente, vigora o sistema “In-app purchase”, que cobra a pessoa quando ele quer ter recursos extras de um determinado programa. Com o novo sistema, será possível pagar para baixar certo aplicativo.

Como no Google e na Apple, a companhia fará uma revisão da descrição dos aplicativos para verificar se, de fato, ele realiza as funções que propõe.

Os usuários, além de poderem acessar a versão no navegador do computador, poderão instalar e acessar aplicativos de dispositivos móveis (smartphones com sistema iOS e Android, inicialmente).

  • Reprodução

    Detalhe de página do jogo Marvel: Avengers Alliance no App Center do Facebook

De acordo com o comunicado no blog dos desenvolvedores, apenas os aplicativos de maior sucesso serão destacados na página. “Nós usamos uma série de sinais como avaliação de usuários e engajamento para determinar se um aplicativo será listado ou não no App Center.” Aplicativos que se destacam pelo design também aparecerão de forma especial.

Desenvolvedores que querem adequar seus aplicativos ao App Center podem encontrar mais informações no blog de desenvolvedores do Facebook (em inglês).