Topo

Conheça dez programas para fazer backup dos dados do seu PC

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 06h03

De uma hora para a outra, você pode perder os dados de seu computador. Um notebook roubado, um HD pifado, uma queda inesperada. Motivos não faltam para que seus arquivos sejam pedidos para sempre. Por isso, é sempre indicado fazer o backup (cópias de segurança) dos mais importantes (ou de todos) arquivos em seu PC.

Para isso, basta um disco no qual os dados serão copiados (CDs, DVDs, HDs secundários ou externos, pendrives) e um software que facilite a realização das cópias (mesmo porque fazer o backup manual dá um trabalho danado). Entre as principais opções para download, a maior parte dos programas de backup permite agendar a operação, automatizar o processo, salvar por tipo de arquivos ou por determinadas pastas.

Confira dez softwares de backup escolhidos pelo UOL Downloads, que facilitam e automatizam o processo da realizar cópias de segurança de seus arquivos digitais.

Back It!

Leve, o programa necessita do Adobe Air (http://get.adobe.com/br/air) para rodar e realizar os backups. Em compensação, tem uma interface fácil de usar: basta arrastar para dentro dele o conteúdo a ser copiado e indicar a pasta e o tipo de mídia (disquete, DVD, HD). Gratuito.

Cobian Backup

Programa que faz backup e pode copiar arquivos do local de origem para pastas ou drives no mesmo ou em outros computadores. Ele permite agendar a realização de cópias de segurança automaticamente, com as opções entre “única”, diária, semanal, mensal ou em intervalos de tempo programados. Gratuito.

Yadis! Backup

O software é uma ferramenta de backup extremamente simples. Seu grande trunfo é fazer atualizações das cópias de segurança em tempo real. Sempre que o usuário salvar modificações dos documentos, para qualquer destino, o programa entra em ação e atualiza a cópia. Gratuito.

dfg BackUp XP

Ferramenta profissional de cópias de segurança e de restauração de dados. Ela suporta ilimitados perfis de backup e pode ser configurada para trabalhar automaticamente, em determinados intervalos de tempo. Tem opções de trabalho em linha de comando e pode fazer backups que gerem arquivos compactados (ZIP) ou que sejam, por padrão, enviados por e-mail. Uso gratuito limitado.

GFI Backup

Programa de backup que possui ferramentas avançadas, como possibilidade de criptografar as cópias de segurança usando o algoritmo AES. O software permite também que arquivos originais sejam deletados ou mantidos no sistema de forma automática e possui modo de sincronização de pastas. Gratuito.

Spare Backup

O Spare pode fazer cópias de segurança automaticamente. Ele pega os arquivos mais importantes do seu PC e passa para o destino desejado pelo usuário. O software tem como diferencial recuperar arquivos perdidos dentro do computador. Gratuito por tempo limitado.

Titan Backup

Gratuito por 30 dias, o Titan Backup fazer backups automáticos em diversos tipos de sistemas de armazenamento de mídia, como CD / DVD-RW, dispositivos removíveis, unidades de rede e servidores remotos FTP. Tem interface limpa e pode gerar arquivos compactados (ZIP) automaticamente. Gratuito por tempo limitado.

East-Tec Backup

Permite ao usuário realizar a cópia de segurança por meio do perfil do arquivo. Assim, pode fazer o backup de itens como arquivos, pastas, documentos, e-mails, fotos, livro de endereços e das configurações dos programas favoritos, como o Internet Explorer, Firefox, Outlook e Outlook Express. É muito fácil de usar e possui características intuitivas, backups automáticos, compressão de dados, uma forte criptografia militar AES, sincronização de dados e suporta FTP. Gratuito por tempo limitado.

bitRipper

Um tanto limitado, o bitRipper é um programa que permite fazer backup de DVDs em formato AVI para o disco rígido. O programa é voltado a quem tem vasta coleção de filmes e quer passar para o computador. Ele ainda garante ajustes necessários, como configuração de codecs de áudio e vídeo, resolução e taxa do vídeo, entre outros. Gratuito.

Flashback

Especializado em fazer backup de dados no pendrive, o programa é rápido e prático. Para usá-lo, basta informar os tipos de arquivo que ele deve salvar (documentos, imagens, áudio...) e onde deseja armazená-los. Gratuito.