Topo

No Brasil, lançamento do novo iPad foge do 'padrão Apple' de estreia

Novo iPad chegou no Brasil sem "burburinho" - Divulgação
Novo iPad chegou no Brasil sem "burburinho" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 00h01

Ao contrário do que aconteceu nos EUA, Europa e China, o lançamento do novo iPad no Brasil não teve muita pompa. Nada de filas quilométricas ou de lojas abrindo à meia-noite para vender o tablet, como já aconteceu no país em outras estreias. O aparelho, que começa a ser vendido na madrugada desta sexta-feira (11)  no site oficial da Apple, será vendido também nas lojas físicas da Fast Shop, Saraiva, Fnac, A2You e nas autorizadas da operadora TIM.

Na TIM, os preços vão de R$ 1.560 (modelo de 16GB com Wi-Fi e 3G) até R$ 2.249 (modelo de 64GB com Wi-Fi e 3G) . Na Saraiva, os valores variam entre R$ 1.549 (modelo de 16GB com Wi-Fi) e R$ 2.299 (modelo de 64GB com Wi-Fi e 4G). As duas empresas foram as únicas a divulgar os valores antes do início das vendas

O fato de os aparelhos não serem vendidos em pontos físicos durante as primeiras horas desta sexta-feira representa algo incomum para os padrões de lançamento da Apple. Um fator que pode explicar o aparente desânimo com a chegada do tablet é a baixa adesão de operadoras. Apenas a TIM tinha lançamento previsto. A Claro afirmou que está em negociação para vender o aparelho no país. Já a Vivo e a Oi não têm informações sobre a possível venda do tablet no Brasil.

Procurada pela reportagem, a Apple não se pronunciou sobre a razão do lançamento do tablet ter sido apenas online.

Outro ponto a ser considerado é que o Brasil ficou no fim da lista de países que receberam o tablet da Apple. O novo iPad foi lançado nos EUA, Europa e Japão no começo de março; no final de abril, mais países, entre eles Uruguai, Coreia do Sul, Venezuela, Colômbia, África do Sul e Índia receberam o aparelho.

Em março, o início da venda do novo iPad gerou comoção nas lojas oficiais da Apple ao redor do mundo. Como de costume, filas enormes se formaram em frente às lojas. Em Seul, na Coreia do Sul, a linha de pessoas chegou a dobrar a esquina da Apple Store. Na Califórnia, Steve Wozniak, cofundador da Apple, apareceu como um dos primeiros da fila para adquirir o novo tablet -- algo que também está virando uma tradição na estreia de aparelhos da empresa.  

Assim como no Brasil, o tablet da Apple chega em mais 28 países, entre eles a Argentina, Chile, Curaçao e Jamaica nesta sexta-feira.

Lançamentos anteriores

Apesar de não ter uma Apple Store, o Brasil já fez lançamentos de aparelhos da empresa. Quando o iPad 2 foi lançado em maio de 2011, lojas abriram à meia-noite e muitos esperaram na fila para comprar o tablet. Um dia depois da estreia, o iPad 2 já tinha esgotado nas lojas online do país, tanta foi a procura.

Na época, o iPad 2 foi lançado a preços que variavam de R$ 1.649 ( modelo de 16GB com Wi-Fi) a R$ 2.599 (modelo de 64GB com Wi-Fi e 3G). 

Já no lançamento do iPhone 4S, em dezembro do ano passado, houve bastante procura nas lojas que decidiram abrir na madrugada da estreia. Celebridades e fãs da Apple se dividiram para comprar e falar bem do aparelho no evento. A única coisa que não conseguiram esconder foi o descontentamento com o preço: no lançamento, o iPhone 4S era vendido a até R$ 3.400.