Topo

Gratuito, iBooks Author permite criar livros interativos para iPad

Reprodução
Imagem: Reprodução

Steve Paris

Do TechRadar

12/05/2012 06h02

Kindle, da Amazon. Nook, da Barnes and Noble. Até mesmo o iBook, da Apple. Todos eles trabalham arduamente para nos levar para longe dos livros de papel e abraçarmos a revolução digital.

Mas, até agora, está sendo um pouco difícil convencer as pessoas de que isso pode ser uma boa ideia. Mesmo porque, as versões digitais de livros parecem muitíssimo com os originais, de tinta e papel. Até mesmo o efeito de “virar a página” de livros eletrônicos imita o modo como isso ocorre no mundo físico.

Com livros eletrônicos, em vez dos de papel, você pode economizar ao carregar peso, caso ande com vários títulos nos braços. Mas, até agora, não apareceu um livro digital que explore com propriedade as possibilidades do ambiente eletrônico.

Bom, e é exatamente isso - explorar com propriedade as possibilidades do mundo digital - que a Apple tenta oferecer com seu aplicativo de criação digital, o iBook Author. O objetivo é revolucionar a criação livros modernos, trazendo interatividade à experiência de aprendizagem.

Avaliação
PONTOS POSITIVOS
Muito fácil de usar
Mostra, no iPad, o preview do que você cria
É de graça
PONTOS NEGATIVOS
Só funciona em iPad
Pode apresentar problemas
Só trabalha com o sistema OS Lion

O iBook Author não permite somente adicionar imagens às páginas. Ele dá a possibilidade de zoom in ou zoom outro. O usuário do programa consegue ainda inserir slides ou filmes, que podem ser visualizados dentro de uma página ou em full-screen. Ainda há a possibilidade de criar pequenos questionários para testar o conhecimento do leitor.

Depois de ler o parágrafo acima, você deve estar imaginando que, para recorrer a todos esses recursos, a pessoa tem de ser um expert em programação. Pois bem, aí está o atrativo do iBook Author: ele é incrivelmente simples de usar. Para qualquer pessoa que tem familiaridade com os aparelhos Apple, criar títulos com os recursos que desejar é tarefa simples.

O aplicativo parece, mais ou menos, como uma junção dos softwares Pages e Keynote (do iWork), mas não há como mudar o formato da página de forma alguma. É um design para ser usado somente no iPad (até mesmo iPhones e iPods são deixados de fora).

No template

Assim como outros programas do iWorks, você inicia escolhendo o seu template. São seis os oferecidos e você pode ainda criar outro, caso deseje.

Você pode escrever diretamente no iBooks Author, embora seja muito simples importar conteúdos de um documento no Word ou no Pages, por exemplo. O texto, na maior parte das vezes, é importado dentro do formato pré-escolhido. Entretanto, formatação mais complexa e imagens embutidas podem causar problemas com o layout. A melhor opção é trazer o texto e depois adicionar conteúdos multimídia no iBooks Author.

Para inserir itens de mídia é muito simples: existe uma janela na qual você consegue localizar as suas fotos, filmes e músicas já guardadas no seu Mac. Aplicar interatividade é feito por meio de sete widgets, entre os quais é possível incluir comandos HTML entre outras funções.

Você também pode visualizar seu trabalho assim que o desenvolveu (mais ou menos como uma espécie de WYSIWYG): conecte o iPad ao seu Mac, clique no ícone Toolbar’s Preview e seu livro será transferido, para que você possa checar como ele está. Aparecerá um banner roxo na capa de seu e-book e você consegue navegar de forma interativa por meio dele, descobrindo se suas criações estão funcionando.

Uma vez satisfeito com os resultados, é possível exportar a obra no formato iBooks (e também em PDF ou arquivo de texto, mas é claro que ele perderá toda a interatividade). Então, o iBook pode ser transferido a qualquer iPad.

Se você pretende lucrar com seu trabalho, será necessário respeitar o contrato de licença do programa. Ela diz que você deve vender ou oferecer seu iBook exclusivamente na loja iBook.

Além disso, você precisará adquirir um número ISBN (um código padrão da indústria projetado para catalogar todas as publicações). Caso você não resida nos Estados Unidos, você também precisará de um cadastro no Internal Revenue Service (IRS, em www.irs.gov), agência do governo norte-americano responsável por coletar taxas e tributos.

Contudo, livros gratuitos podem ser disponibilizados em qualquer lugar, sem restrições.