Topo

Intel promete 'enxurrada' de ultrabooks no país; fabricação local derruba preços

Ultrabook LG Z330 foi apresentado pela marca sul-coreana durante a CES 2012; na imagem, visitante observa ultrabooks no estande da Intel durante evento realizado em Las Vegas - David Becker/Getty Images/AFP
Ultrabook LG Z330 foi apresentado pela marca sul-coreana durante a CES 2012; na imagem, visitante observa ultrabooks no estande da Intel durante evento realizado em Las Vegas Imagem: David Becker/Getty Images/AFP

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 12h31Atualizada em 14/05/2012 13h49

A Intel anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento de diversos novos modelos de computadores ultrabook no mercado brasileiro durante o IDF (Intel Developer Forum), realizado em São Paulo. A empresa estima que pelos menos 20 modelos estarão disponíveis até o fim do primeiro semestre deste ano. Com fabricação no país, o preço desses portáteis ficará mais barato para os consumidores brasileiros, com modelos mais simples vendidos a partir de R$ 2.399 --  o valor cobrado por um ultrabook fica em torno de R$ 4.000 e chega a 6.000.

Ao todo, anunciou a Intel, cerca de 12 empresas começarão a vender ultrabooks no país, sendo que oito delas vão fabricar os portáteis por aqui. Com isso, os preços devem ficar mais atrativos. "Como vários serão fabricados no Brasil, muitas companhias terão isenção de impostos", argumentou Fernando Martins, presidente da Intel Brasil. Os valores das novas máquinas ainda não foram anunciados.

Entre as empresas que fabricarão no Brasil estão: Acer, CCE Info, Dell, HP, LG, Megaware, Positivo, Samsung e Sti (Semp Toshiba Informática).

Os Ultrabooks são uma categoria de computadores criadas pela Intel em 2011. A proposta da companhia com esses equipamentos é a de fazer máquinas com alta capacidade de processamento, leves (até 1,3 kg) e com inicialização rápida. As telas desses computadores portáteis variam entre 11 e 15 polegadas, e sua bateria tem duração semelhante à de um tablet (por volta de 7 horas).

Além disso, a Intel anunciou a estreia de duas tecnologias de segurança específicas para os ultrabooks: uma de criptografia, que vai proteger o aparelho contra fraudes, e outra antirroubo. Quanto a essa ultima alternativa, o usuário poderá bloquear o computador remotamente ou programar um certo número de dias para que o equipamento seja travado, se ninguém fizer login.

A companhia anunciou ainda que as fabricantes produzirão ultrabooks híbridos, com telas sensíveis ao toque. Esses modelos também poderão funcionar como tablets.