Topo

Canal de televisão só para cães nos EUA funciona também em tablets e smartphones

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 13h01

Um canal de televisão novo, o Dog TV, acaba de ser lançado nos Estados Unidos. Mas ele não é destinado a humanos: a programação é destinada integralmente a cachorros. Além de ser vendido na televisão por assinatura, o canal está disponível para visualização em smartphones e tablets.

Segundo a “AFP”, o canal divulga 24 horas de imagens de cães em ação acompanhada de uma música “tranquilizante”. Seu criador, Yossi Uzrad, afirma que a programação foi “cientificamente desenvolvida” para atrair os “espectadores caninos". Por enquanto, o canal só está disponível para moradores de San Diego, na Califórnia.

“A maior parte do tempo, o cachorro se interessa mais pelos seu dono do que pela televisão. Mas se você deixá-lo sozinho por algumas horas, a televisão vai distrai-lo”, explica.

A recepção da novidade foi “muito melhor que a prevista’, afirma o criador e a produtora israelense da Dog TV, Jasmine Television, que esperam levar o canal para outros Estados e outros países em junho.

Para quem não assina canais, é possível comprar a exibição em streaming por US$ 9,99 por mês, os vídeos podem então ser “vistos” pelos cães em smartphones e tablets.

Nicholas Dodman, veterinário especialista em comportamento da Universidade de Tufts, em Massachussetts, e “diretor científico” da Dog TV, afirma que recomenda a programação para cães que ficam “angustiados” quando ficam longe de seus donos.

“Não se trata de colocar o cão à frente da televisão para que ele assista a ela por horas e horas. É simplesmente dar a ele algo para que não se sinta sozinho”, explica.

Estudos mostram que quase 70% dos americanos deixam a televisão ou o rádio ligados quando deixam seus cães sozinhos em casa.