Topo

Dúvida do leitor: prós e contras dos celulares com GPS e câmera de 8 megapixels

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 06h00

O leitor Arnaldo Negreiros enviou uma mensagem ao UOL Tecnologia perguntando sobre um tipo de smartphone bem específico. De acordo com o internauta, ele gostaria que a reportagem indicasse um celular que, além de realizar e receber chamadas, tivesse GPS e câmera com definição de 8 megapixels.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O UOL Tecnologia entrou em contato com as principais fabricantes de smartphones do país, requisitando modelos com o perfil pedido pelo leitor. A Motorola indicou o Razr, que tem GPS de ponta e que filma em HD, e o Milestone 3, com sistema de navegação que só pega no tranco e que faz fotos com qualidade. A Samsung indicou o Galaxy SII. A Nokia ficou com o bom e barato E6, com preço fixado em R$ 700.

A Sony Ericsson não atendeu ao pedido para participar do comparativo. Já o iPhone 4S, da Apple, oferece câmera de 8 megapixels, mas não tem um programa GPS já instalado – por isso ficou de fora.

Em todos os testes, foi prioritariamente avaliado o sistema de navegação, as fotos e os vídeos dos equipamentos, além, é claro, da qualidade das ligações e de seus respectivos preços.