Topo

Site da Cetesb-SP é atacado e exibe imagens de Carolina Dieckmann nua; fotos já foram excluídas

Carolina Dieckmann e o marido, Tiago Worcman, deixam delegacia no Rio após depoimento - AgNews
Carolina Dieckmann e o marido, Tiago Worcman, deixam delegacia no Rio após depoimento Imagem: AgNews

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 18h29Atualizada em 16/05/2012 10h08

Na tarde desta terça-feira (15), o site da Cetesb-SP (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) exibiu imagens da atriz Carolina Dieckmann nua. A instituição confirmou o ataque e, em seguida, tirou a página do ar  – na manhã desta quarta (16), o conteúdo havia voltado ao normal. A companhia informou ainda que o problema foi identificado às 17h50 e durou cerca de dez minutos (tempo que as imagens teriam ficado disponíveis), mas o UOL Tecnologia constatou que o período de exibição do conteúdo não autorizado foi maior.

Nenhum grupo hacker assumiu a autoria da publicação das fotos no site, e a Cetesb divulgou que não houve prejuízos ao seu banco de dados. A companhia diz que tomará as providências cabíveis junto às autoridades.  

Logo depois do ataque, a página inicial da Cetesb passou a exibir cinco fotos das dezenas que foram disponibilizadas da atriz Carolina Dieckmann nua. As imagens estavam cobertas com bonecos “trollfaces” (clique aqui e entenda o que é), o que impedia a visualização de partes íntimas da atriz. Por volta das 19h, a Cetesb removeu a página do ar para manutenção. 

Também nesta terça, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que tipifica os crimes cibernéticos – na ocasião, mencionou o caso Carolina Dieckmann. A proposta condena a prisão de três meses a um ano, mais multa, “àquele que devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores ou ainda adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do titular”. O projeto será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal.

De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), esse projeto é um dos mais importantes e contundentes. “Ele irá produzir uma mudança na utilização da internet no Brasil. Inclusive punir os criminosos que roubaram e distribuíram as fotos da atriz Carolina Dieckmann”.

Entenda o caso
As 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann (clique aqui e saiba mais sobre a atriz) caíram na internet no dia 4 de maio, depois de serem hospedadas em um site de compartilhamento fora do Brasil. Em algumas das fotos, a atriz posa para a câmera sentada em um vaso sanitário. Em outras, está deitada numa banheira, coberta por água. Ela usa o próprio celular para fazer algumas das imagens. Em outras, é clicada por outra pessoa, que não aparece.

Nesta segunda (14), exatamente dez dias depois do vazamento, os autores do crime foram descobertos. De acordo com a investigação, os suspeitos são do município de Macatuba, no interior de São Paulo e da cidade de Córrego Danta, em Minas Gerais. Eles teriam roubado as fotos de Carolina no momento que ela preencheu um formulário na internet, quando os hackers puderam ter acesso as suas senhas, roubar o conteúdo e hospedar em um site de pornografia fora do país.

Antes de publicar as imagens, os suspeitos chantagearam Carolina por cerca de um mês e pediram R$ 10 mil pelas fotos. Eles podem ser condenados por até 15 anos por crimes como furto, extorsão e difamação.

Em entrevista ao “Jornal Nacional”, nesta segunda-feira (14), a atriz falou ter sentido uma "sensação de faca no peito". Ela disse que estava em São Paulo quando as fotos vazaram e que a primeira coisa que fez ao receber a notícia foi pedir que a empregada desligasse a internet. "Fui pra casa de uma amiga, tive que tomar um calmante. Fiquei muito nervosa de não estar com a minha família nesse momento", disse.

Com a identificação dos responsáveis, ela afirmou que poderá “voltar a viver”. “Enquanto não aparecessem essas pessoas, acho que não seria possível ficar totalmente tranquila. Minha vida estava em suspenso", disse.