UOL Notícias Tecnologia

05/01/2010 - 12h01

Feira de tecnologia de Las Vegas quer voltar a deslumbrar

Por Gabriel Madway

SAN FRANCISCO (Reuters) - Líderes do setor de tecnologia como Microsoft, Intel e Nokia enfrentarão novos rivais. A TV em 3D atrairá grande interesse e grande número de aparelhos sem fio inovadores --de leitores eletrônicos a computadores pessoais cada vez menores-- chegarão ao mercado.

A Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas esta semana, promete colocar em destaque os novos campos de batalha da tecnologia, e a recuperação econômica leva os participantes a antecipar mais brilho que no ano passado, quando o fato mais notável sobre a feira talvez tenha sido a ausência de novidades.

Aparelhos portáteis de computação de muitas variedades ocuparão posição central, à medida que a perda cada vez mais acentuada de distinção entre os celulares inteligentes e os computadores pessoais leva novos rivais a duelos por mercados que lhes são desconhecidos.

Os embarques de netbooks, que dispararam no ano passado, devem se aproximar de 40 milhões de unidades em 2010, à medida que mais consumidores aderem aos pequenos laptops projetados para navegação na Web e acesso móvel a e-mails, de acordo com a DisplaySearch.

E uma nova onda de laptops cada vez menores --classificados por alguns como "smartbooks"--, acionados por chips para celulares de baixo consumo de energia, produzidos sob a arquitetura ARM por empresas como Qualcomm e Nvidia, deve emergir na CES. Os chips se baseiam em tecnologia licenciada pela ARM Holdings.

Caso os consumidores apreciem esses aparelhos, eles poderiam vir a representar uma ameaça ao domínio do ecossistema da computação pessoal por Microsoft e Intel, já que esses dispositivos não funcionam com o sistema operacional Windows.

"Trata-se do primeiro ano em que podemos levar realmente a sério os processadores com estrutura ARM", disse o analista Patrick Wang, da Jedbush Morgan. Mas ele acrescentou que os aparelhos podem demorar um ou dois anos a ganhar espaço, e apontou que o novo chip Pineview Atom, da Intel, está conquistando destaque na nova safra de netbooks.

Chips ARM também acionam leitores eletrônicos como o Kindle, da Amazon.com. A empresa de pesquisa Forrester projeta vendas de seis milhões de leitores eletrônicos nos Estados Unidos em 2010, e uma série de novos concorrentes estarão disponíveis na CES.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host